SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 17 de março de 2011

CASA C-235 como aeronave canhoneira

A ATK foi contratada pela Jordânia para modificar dois CASA C-235 como aeronave canhoneira para apoiar suas tropas de Operações Especiais. A entregue deve iniciar em 2013. A aeronave será equipada com sensores de vigilância, sistemas defensivos, um canhão M230LF de 30mm (usado no helicóptero Apache), e lançadores de foguetes e mísseis. A modernização será feita junto com a empresa KADDB jordaniana. A ATK já tinha oferecido uma versão gunship do C-27J para USAF chamado AC-27J Stinger II.

FAB coloca caças de prontidão para a segurança de Obama


Força Aérea vai usar ainda aviões-radares e restringir espaço aéreo. Presidente dos EUA chega sábado ao Brasil, para primeira visita oficial.




A Força Aérea Brasileira (FAB) vai colocar caças de prontidão e posicionar baterias de artilharia antiaérea em locais estratégicos durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, no próximo final de semana.



Segundo a FAB, o espaço aéreo brasileiro será monitorado por aviões-radares. Caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano estarão de prontidão em caso de necessidade. Também haverá restrições a voos.



Em sua página na internet, a Força Aérea diz que o esquema de segurança será semelhante ao implementado em outras ocasiões, como na posse da presidente Dilma Rousseff, em janeiro. Na posse de Dilma, o espaço aéreo de Brasília foi fechado.



Obama chega ao país no sábado (19), onde cumpre agenda em Brasília. Ele terá reunião com a presidente Dilma e com empresários e políticos. No domingo (20), ele estará no Rio, onde discursa na Cinelândia