SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 2 de janeiro de 2011

Irã derruba aviões não tripulados no Golfo Pérsico

As autoridades iranianas informaram neste domingo que a Guarda Revolucionária derrubou dois "aviões espiões não tripulados ocidentais" no Golfo Pérsico.




De acordo com a agência de notícias oficial iraniana Fars, o comandante da divisão aérea da Guarda Revolucionária iraniana, Amir Ali Hajizadeh informou que "muitos" outros aviões não tripulados foram derrubados durante um período que não foi especificado pelo militar.



No entanto, o militar não mostrou provas da derrubada destes aviões. Hajizadeh afirmou apenas que esta foi a primeira vez que as notícias sobre estes incidentes foram divulgadas.




Os aviões não tripulados estavam sendo usados principalmente no Iraque e no Afeganistão, mas "algumas violações contra nosso território" também ocorreram, de acordo com o militar.




A Guarda Revolucionária iraniana foi estabelecida logo depois da revolução islâmica de 1979 e seus comandantes frequentemente fazem alertas a Israel, sobre a possibilidade de o país reagir a alguma agressão ou violação ou fazer algum tipo de ataque.



Avião nacional



Em agosto de 2010, o Irã revelou que tinha conseguido construir seu primeiro avião não tripulado, o Karrar.



De acordo com as autoridades iranianas, o avião pode percorrer uma distância de mil quilômetros e levar bombas de 115 quilos, ou uma bomba de precisão de quase 230 quilos.



No entanto, ainda não há confirmação por fontes independentes destas alegações das autoridades do Irã. BBC Brasil