SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 25 de maio de 2010

JÀ ESTAR CONFIRMADO RAFALE -TOTAL DE 120 CAÇA 36 RAFALE SERÌA FABRÌCADOS POR FRANCÊS - Brasil deve confirmar em breve sua escolha pelo caça francês Rafale para substituir parte de sua frota de aviões de combate, afirmou ontem uma fonte diplomática do francesa sob condição de anonimato, logo depois de um encontro entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega Nicolas Sarkozy.






Os dois presidentes, que estiveram em Madri participando da cúpula União Europeia (UE) e América Latina, conversaram sobre o plano de compra do Brasil de 36 caças, indicou a fonte.





O Presidente francês Nicolas Sarkozy encontrou-se com o Presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, em Madri, Espanha, onde conversaram sobre o venda dos caças Rafale para o Brasil. (Foto: RICARDO STUCKERT/REUTERS)

“O que se destaca dessa conversa é que a preferência (pelo Rafale) expressada pelo Brasil em setembro do ano passado deve ser confirmada em breve”, declarou a fonte.



No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os US$ 4 bilhões. A negociação pode, eventualmente, subir para 100 caças. Estão na disputa o caça Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18 fabricado pela empresa norte-americana Boeing.

F 35 SERÌA UMA BOA PARA O BRASIL


O ministro brasileira da Defesa, Nelson Jobim já afirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) optou pelo Rafale após análise técnica das aeronaves, mas depois voltou atrás.



O Presidente da França, Nicolas Sarkozy, informou que acredita que a decisão deverá ser tomada antes do final desse mês. A França está tentando acelerar o processo para não ver o programa ser mais uma vez cancelado devido as eleições que vão ocorrer em outubro.



Fonte: Reuters – Tradução: Cavok