SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 19 de janeiro de 2010










O Esquadrão Aeroterrestre de Resgate e Salvamento foi criado em 02 de setembro de 1963 com a denominação Esquadrilha, tendo o nome atual somente em 1973. O nome PARA-SAR, apesar de ter nascido bem antes da própria Esquadrilha, nunca chegou a ser o nome oficial da Unidade, sendo, porém, a designação mais antiga e tradicional do pára-quedista operacional em salvamento e resgate da Força Aérea.





Composto somente por militares voluntários geralmente interessados em acrescentar à rotina do quartel um pouco mais de emoção com bastante adrenalina o objetivo do PARA-SAR é realizar a formação dos pará-quedistas da FAB-Força Aérea Brasileira, com adestramento das Equipes de Resgate dos Esquadrões de Helicópteros, instrução de salto semi-automático dos cadetes e o cumprimento de inúmeras missões especiais.



Todos os PARA-SAR são treinados em montanhismo, mergulho, sobrevivência, primeiros-socorros e outras etapas que os tornam habilitados para desempenhar missões de salvamento e resgate.







Durante o IV SIAE o Esquadrão Aeroterrestre de Resgate e Salvamento irá fazer demonstrações de resgate para o público presente com 25 pára-quedistas. Além do PARAS-SAR, o SIAE terá a presença de várias empresas do setor aeronáutico, exposição de aviões, diversas palestras com especialistas no assunto, a Esquadrilha da Fumaça e muito mais.