segunda-feira, 28 de junho de 2010

O futuro das comunicações via satélite




O futuro das comunicações via satélite

Se o Brasil não enviar satélites ao espaço até 2013, poderá perder importantes posições orbitais de interesse do país e deverá recorrer a satélites estrangeiros, uma dependência externa prejudicial à sua soberania e defesa. Com o objetivo de alertar o país para esta realidade e fornecer subsídios sobre a situação atual e o cenário futuro das comunicações via satélite no Brasil, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telecom) promovem, na sexta-feira, 13 de março, de 8h às 14h, o seminário Satélites Impulsionando o Desenvolvimento do País, com entrada franca. Confira abaixo a programação.



Para o presidente da Telecom, engenheiro Roberto Aroso Cardoso, os negócios na área de comunicações via satélite estão em alta no mercado brasileiro. "As tendências continuam sendo de boas perspectivas de negócios. O estado do Rio de Janeiro não só é o pioneiro, como é a "meca" do setor no Brasil", disse. Segundo ele, o seminário deve colaborar para a manutenção do Rio como capital dos negócios com uso de satélites no país, já que as maiores empresas do ramo e os maiores usuários estão na cidade.



O seminário contará com a participação de representantes dos Ministérios das Comunicações e da Defesa, Anatel, Petrobras, Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações Via Satélite (Abrasat), Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV (Abert) e Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), entre outros. Durante o encontro, os principais pioneiros da comunicação via satélite no país - João Carlos Fonseca, Carlos Henrique Moreira, Marcelo Peixoto Ribeiro e Rômulo Villar Furtado - serão homenageados.



No fim do seminário será produzido um documento com propostas a serem encaminhadas ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, e ao grupo de trabalho nomeado pela Portaria 91, do Ministério da Ciência e Tecnologia, de 10 de setembro de 2008, que visa a dar continuidade ao processo de implementação do Projeto Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), que integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais.

Satélite Geoestacionário Brasileiro envolve polêmica com a Oi

Satélite Geoestacionário Brasileiro envolve polêmica com a Oi

Nem bem começou o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), e ele já nasce controverso. Isso porque uma das condicionantes impostas pelo governo para aprovar a compra da Brasil Telecom pela Oi era que a tele apresentasse um estudo justamente sobre a viabilidade de um modelo de sistema satelital brasileiro. Esse estudo já foi apresentado e, agora, essas duas frentes precisam ser harmonizadas. Thirso Vilella, diretor de satélites aplicações e desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), explica que o chamamento público para a contratação do estudo de viabilidade aconteceu em novembro do ano passado e a anuência prévia da Anatel com o condicionamento saiu em dezembro. Não se sabe de que maneira a Oi poderia participar do projeto do governo, se apenas como cliente ou como parceira. "As cartas estão na mesa", afirma Francisco Perrone, diretor de assuntos internacionais da Oi. Perrone explica que a partir de 2012 ou 2013 a empresa, "inexoravelmente", precisará de mais capacidade satelital.




O Ministério das Comunicações, por meio de Jovino Francisco Filho, que participa do grupo interministerial dedicada ao SGB, informou que a Oi se apresentou "expontaneamente" para participar do projeto.



Os executivos falaram durante o 9º Congresso Latino-Americano de Satélites que acontece no Rio de Janeiro.



A análise corrente entre especialistas do mercado de satélite é que será muito complicado conciliar os interesses do governo em ter um satélite próprio e desenvolver tecnologia nacional, de um lado, e de outro desenvolvê-lo por meio de uma PPP, em que os interesses econômicos de empresas privadas precisam ser contemplados também

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Defesa escolhe o Rafale e decisão final será do presidente




Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira.



A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.



Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha.



O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).



Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha.



A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 mil toneladas que serão incorporados no futuro.



Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto.



Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.



Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular.



Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).



A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003.



Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam.



Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100.



O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco.



Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo.



O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço.



A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil.



Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.



A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair.



Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça.



O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.



Análise da Notícia



Marcelo Rech



O fato de o ministério da Defesa ter optado pelo Rafale não significa que o processo está concluído ou que será confirmado pelo presidente Lula.



Há uma eleição no horizonte próximo e não seria nenhuma surpresa que a decisão ficasse para a próxima administração.



A escolha foi técnica.



O governo acredita poder compensar, no âmbito da aliança estratégica com a França, o fato de o Rafale ser o mais caro entre os três finalistas.



A Embraer também ganha, e muito.



Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo.



A empresa também envolve o desenvolvimento e a comercialização do cargueiro KC-390 no negócio.



Os Estados Unidos não poderiam, por lei, fechar um negócio de compra do Super Tucano em troca da venda do F-18, como se especulou recentemente.



Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso.



Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil.



E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale.



Nosso Comentário:



Caso o Marcelo Rech tenha uma fonte realmente boa, ficamos finalmente sabendo que a FAB fez seu relatório original escolhendo o F-18 como vencedor e não o Gripen NG, como certa imprensa marrom quis fazer com que o povo acreditasse, não se sabe bem por quais motivos, embora imagine-se os propósitos.



Outro folclore que cai por terra é a famosa hora vôo do Gripen NG, que muitos afirmavam de pés juntos que não passaria de US$ 4 mil. Ela hoje está calculada pela própria FAB em até US$ 8 mil, ou seja, o dobro do que se dizia.



O caça sueco sempre foi considerado pelo DEFESA BR como um projeto de alto risco, técnico, empresarial, político e estratégico. Interessante agora seria ver a Embraer adquirir a SAAB em liquidação, após a decisão pelo Rafale.



Présentation Rafale Air Full HD Démo ” Alpha ” de l’Armée de l’Air Française -- 23/05/2010:







Esta decisão estratégica do Brasil poderia se dar em função de um necessário “Hi-Lo Mix” para a FAB, em que aparelhos mais simples (low = Gripen NG) podem ser produzidos em maiores quantidades, enquanto que aqueles mais caros e sofisticados (High = Rafale F3) são a minoria a ser usada na hora certa. Esta combinação de caças seria uma excelente opção de superioridade aérea para o Brasil.



Já o ministro Jobim mandou a FAB refazer o documento apenas com a intenção de adequar a pontuação dele à END, mais especificamente, considerando com muito mais ênfase o aspecto hoje crucial de transferência de tecnologia, que passou a valer de 9 para 40 pontos em 100. Uma mudança e tanto.



Que a participação da Embraer em todas as etapas do projeto seria assegurada e que uma venda do KC-390 seria importante todos já sabíamos. Mas é interessante ressaltar que a opção pelo Gripen NG diluiria e talvez até atrapalhasse ou mesmo impedisse sua atuação mais útil no projeto, com tantas outras empresas nacionais interessadas e mesmo já engajadas, à sua revelia.



Agora, novidade mesmo é vir a público que a MB também participou da confecção do relatório. Como é novidade que o governo prevê encomendar ou até construir mais de um Navio-Aeródromo (nome correto para porta-aviões). O NAe A-12 São Paulo pesa apenas 33 mil ton, quando o mínimo necessário para os caças de hoje seria um NAe de 50 mil ton.





Os comentários poderão ser feitos pelos associados do Clube Defesa BR, que apoiam a manutenção do Portal Defesa BR. Associe-se você também, junte-se a nós. Tradução disponível junto ao título de cada post e comentário (translation available).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

de 28 de junho a 4 de julho, pilotos de todas as Unidades de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) estarão em Boa Vista (RR), de 4 de julho a 9 de julho, para uma das mais tradicionais competições operacionais da aviação militar: o Torneio da Aviação de Caça (TAC), em sua 29ª edição.




O torneio é uma atividade operacional que tem por objetivo consolidar e aprimorar a doutrina de emprego e permitir o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os Esquadrões participantes, a fim de avaliar a eficiência operacional e a capacidade esportiva das Unidades Aéreas de Caça.



Durante 6 dias de TAC, os 11 esquadrões de caça da FAB realizarão provas de ataque ao solo e navegação à baixa altura, além de provas esportivas, como corrida de orientação, cabo de guerra, vôlei e tiro de armas portáteis.



No domingo (4 de julho), as aeronaves chegarão a Boa Vista. Participam da disputa os caças F-5E/FM, F-2000, A-1, A-29 e AT-26, além de aeronaves-radar (E-99) e helicópteros H-60.







Os interessados em acompanhar a Sabre deverão entrar em contato com a Seção de Comunicação Social da Base Aérea de

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lula e presidente de Angola


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O presidente Lula está reunido, neste momento, com o presidente angolano José Eduardo dos Santos, no Palácio do Itamaraty. Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano e fonte de grande interesse de empresas brasileiras. Somente a Petrobras tem investimentos no país da ordem de R$ 3,6 bilhões (US$ 2 bilhões).



Apesar de não constar na agenda oficial, um dos temas tratados no encontro entre os dois presidentes será o interesse da estatal brasileira no pré-sal angolano. Estima-se que o tamanho da camada petrolífera do país seja equivalente à do Brasil, e a Petrobras tem firmado acordos com a estatal angolana Sonangol para mapear as possíveis bacias.



O interesse, no entanto, não é apenas do governo. Empresas como a mineradora Vale, a fabricante de refrigeradores Embraco e a construtora Odebrecht estão de olho na ampliação das relações comerciais entre Brasil e Angola.



Apenas no ano passado, a corrente de comércio entre os dois países somou R$ 2,6 bilhões (US$ 1,47 bilhão), dos quais R$ 2,4 bilhões (US$ 1,33 bilhão) em vendas de produtos brasileiros para o país africano.



Em termos de investimentos, as empresas brasileiras já respondem por 10% do PIB (a soma de todas as riquezas) de Angola, de cerca de R$ 144,4 bilhões (US$ 80 bilhões).



Acordos



Antes do almoço, Lula e Santos assinaram onze convênios bilaterais. Um deles promete intensificar o intercâmbio entre estudantes dos dois países, inclusive fornecendo bolsas de estudos.



O ministro da Educação, Fernando Haddad, estima que 10 mil estudantes possam ser beneficiados com o acordo, principalmente em áreas como saúde, agricultura e gestão.



Outro documento assinado diz respeito ao Acordo de Cooperação em Defesa. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, não detalhou o convênio, mas fez questão de ressaltar que se trata da continuidade da política externa de apoio a países amigos do Brasil.



Lula também se manifestou sobre o tratado ao afirmar que o Brasil não pode se furtar do direito de marcar uma nova posição no tabuleiro político mundial.



- Queremos dar um novo impulso à zona de paz do Atlântico Sul. Essa é a política que tem de prevalecer no mundo. Para isso, as instituições globais não podem negar a influência da África e da América do Sul. É preciso, fundamentalmente, que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional abandonem seus dogmas. E eu vou levar essa posição à reunião do G20 [grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, e que se reunirá em Toronto, no Canadá, a partir do próximo sábado].

foguete Shavit-ou míssil Jericoh

foguete Shavit-ou míssil Jericoh
Como um pais como israel poderia,lançar um foquete..com Ofek-9 satelite espiâo da para fica desconfiado
deste proposito de israel por que o jericoh-III poderia alcançar o iran..o brasil tem noVLS-B1 uma grande-
Capacidade mais ate agora ele nem deu sinal de vida da para a creditar nos iraelenses que eles tem capacidade de lançar foquete ou a capacidade de lançar missil contra o iran jà que israel nuca mostrou
Oceù programa espacial sò para lançar satelite espiào que o mundo fique atento com israel dos seus propositos um pais que a tacar navios de suprimento poderia fazer uma burrice de fazer um a tanque nuclear-
tanbens pura paranoia de israel ....PLANO DE DEFESA DE ISRAEL!!! 
que pode colocar o mundo enperigo ja que o seu proposito è a GUERRA é náo a paz..eu penso que o G20 DEVERIA falar um pouco do oriete medio porque israel ja estar muito asustados ..com o dedo no gatilho para despara sua chuva de msisil sopre o iran EUA SÀ-BENS MUITO BENS Que náo tem VENCEDORES .NA GUERRA ATOMICA    

terça-feira, 22 de junho de 2010

FS e Exército Brasileiro comemoram sucesso do Programa VANT VT15




No final de maio, a Flight Solutions (FS) encerrou com sucesso a campanha de ensaios em vôo do Programa VANT VT15 – contrato do Exército Brasileiro assinado com o objetivo de começar o desenvolvimento de sua família de Sistemas Aéreos Não-Tripulados Táticos.



O projeto foi desenvolvido pela FS, em parceria com o Exército Brasileiro, por intermédio do CTEx – Centro Tecnológico do Exército. O vôo de número 50, realizado no dia 28, depois de um acumulado de cerca de 35 horas de operação, realizou a apreciação final do sistema em relação aos requisitos operacionais submetidos pelo Exército. A operação incluiu um vôo de longa distância, autônomo, com procura e identificação de alvos de inteligência e de oportunidade. A vôo foi realizado em espaço aéreo militar, entre o Vale do Paraíba e a Serra do Mar, a partir da Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, interior do Estado de São Paulo.



De acordo com Nei Brasil, Diretor Executivo da Flight Technologies, controladora da FS, o encerramento com sucesso desta campanha é um grande marco para as empresas envolvidas, comprova a capacitação para desenvolvimento, integração e ensaios de um sistema complexo e com alto conteúdo tecnológico agregado como é o VANT VT15, e pode representar um importante passo para a operacionalização de sistemas não-tripulados no Exército Brasileiro.



O Exército Brasileiro está, atualmente, analisando a operacionalização dos sistemas táticos em desenvolvimento. Aplicações de reconhecimento, coleta de informações e aquisição de alvo, em fronteiras e na Amazônia são algumas das prioridades da força.



A FAMÍLIA DE VANTs TÁTICOS DA FS



A família de VANTs Táticos hoje em desenvolvimento pela FS em cooperação com o Exército Brasileiro abrange desde o Mini-VANT, baseado no FS-02 AvantVision - com 5,5 kg e lançado da mão - até o VANT Tático de médio alcance, baseado no FS-01 Watchdog - que pode ser derivado para configurações de até 250 kg, com alcance de 150 km.