sexta-feira, 20 de julho de 2018

As mais Recentes Aquisições da Força Aérea Brasileira

Venezuela Movimenta Tropas, 10 Países Repreendem e Brasil é Último a Saber

Avangard, o planador hipersônico da Rússia

O estranho caso do submarino espanhol que não cabe na doca

Venezuela movimenta tropas, 10 países repreendem e Brasil é último a saber

Com Brasil de fora, declaração dos governos de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru, parte do Grupo de Lima, condenou movimentação de tropas venezuelanas na fronteira com a Colômbia. A Sputnik Brasil ouviu o especialista em políticas latino-americanas da USP, Rafael Villa, sobre o assunto.
A declaração foi recebida com surpresa no Itamaraty, que a classificou como resultado de "claríssimos açodamento e precipitação", segundo coluna do jornal O Globo, visto que não foi consultado mesmo fazendo parte do grupo criado em 2017.  O governo brasileiro teria demosntrado desapontamento, pois considera ter relações estreitas com a Colômbia na área da Defesa e esperava ser consultado sobre uma pauta como essa.
Por fim, o governo brasileiro preferiu não se associar às afirmações do Grupo de Lima na declaração conjunta, divulgada pela chancelaria chilena na terça-feira (17).
Em entrevista à Sputnik Brasil, o especialista em políticas latino-americanas, Rafael Villa, professor de Relações Internacionais da USP afirmou que essa situação demonstra dissonância entre os países do grupo em relação ao Brasil.
"Isso pode estar mostrando que o Brasil teve algum dissenso substantivo em relação aos outros países do Grupo de Lima. Porque não é por acaso que um dos países que mais tem criticado, questionado o governo Maduro nos últimos tempos, como é o governo de Temer e seu chanceler, tenha sido deixado de fora", afirmou Villa.
Para o professor, a declaração do Itamaraty, que abriu desafeto com a nota conjunto do Grupo de Lima, é uma prova de que o governo brasileiro não estava de acordo com o conteúdo dela. 
O especialista ainda especula sobre o que pode ter causado a discordância brasileira e afirma que o assédio norte-americano pode ter causado o distanciamento do país em relação à atitude do grupo.
O Brasil também pode ter percebido alguma interferência do governo norte-americano nessa nota e quer manter uma condição de mais autonomia em relação a um comunicado que vai diretamente a um assunto muito delicado como é a movimentação na fronteira", ressalta o professor Rafael Villa.
Ação militar contra Maduro?
Um dos temores que rondam as relações diplomáticas do continente é a possibilidade de alguma ação militar contra a Venezuela. A ideia não é nova e está ameaça o regime chavista há anos, tendo sido aquecida com as recentes mudanças de governo da região e o alinhamento de países como o Brasil, Argentina e Colômbia às críticas e medidas contra a Venezeula.
O professor, porém, acredita que isso não passa de retórica, e que as condições necessárias a uma ação de tom bélico contra o governo de Maduro ainda não estão postas.
"Em princípio não acredito que isso seja possível, porque não há ações mais sólidas que dêem indícios de que isso poderia estar acontecendo. Eu acho que se os Estados Unidos, em qualquer caso, decidam usar sua força, a Venezuela pouco teria a fazer, devido a um poder militar tão grande como o dos Estados Unidos", afirma Rafael Villa.
Ele relembra que as movimentações de tropas venezuelanas na fronteira com a Colômbia não são novas e que a tensão diplomática entre os países é uma constante do chavismo.
Essas movimentações de tropas na fronteira com a Colômbia acontecem desde a época de Chávez. Para justificar uma possível invasão à Venezuela se utilizando das bases militares que os Estados Unidos possuem na Colômbia, países como a Colômbia teriam que declarar que sua segurança nacional esteja ameaçada pela Venezuela. E que isso, por sua vez, ameace a segurança dos Estado Unidos, o que cria uma situação de risco, ameaça, para os países da região", aponta.
Mensagem ao novo presidente colombiano?
Para o professor, existe a possibilidade de que essa movimentação, apesar de não representar uma novidade, seja uma mensagem de Nicolás Maduro ao presidente eleito colombiano, Iván Duque, próximo de Álvaro Uribe, antigo desafeto dos venezuelanos.
"Em princípio, acho mais que o argumento da invasão cabe mais ser utilizado pelo governo venezuelano como uma maneira defensiva, como uma maneira de levantar os brios de seu público interno", acredita o professor.
Ele lembra, no entanto, que à época do presidente Chávez, os dois países viveram quase 8 anos em uma constante "guerra fria", que se caracterizou por declarações diplomáticas "muito fortes" e chamadas de embaixadores.
Por isso, em meio à crescente tensão sobre seu governo, não estaria descartada a possibilidade de que Maduro esteja tentando demonstrar ao novo presidente colombiano, Ivan Duque, que ele não terá vida fácil com o vizinho.

Pesquisadores russos encontram possível local da queda do módulo de descida da Mars-6

Um grupo de entusiastas russos, usando imagens do satélite norte-americano Mars Reconnaissance Orbiter (MRO, sigla em inglês), encontrou o provável local onde o módulo de descida da estação interplanetária soviética Mars-6 (Marte-6, em português) caiu em Marte em 1973, informaram os autores da descoberta, Vitaly Egorov e Anton Gromov.
Os resultados da simulação e cálculos indicam que o módulo supostamente caiu em uma cratera localizada na parte baixa do mar da Eritreia, no hemisfério sul do Planeta Vermelho.
Os autores da descoberta observam que, para verificar a precisão dos cálculos, é preciso um estudo mais minucioso da localização da queda por meio de métodos de imagens de satélite de alta precisão. Para fazer isso, eles pretendem esperar por novas imagens da MRO, que será lançada pela NASA depois que a tempestade global de poeira terminar em Marte.
A Mars-6 é uma estação interplanetária soviética lançada do Cosmódromo de Baikonur em 1973, no foguete Proton-K. Ela consistia de uma unidade migratória e um módulo de pouso – um veículo de descida. A unidade de voo estudou a composição e densidade da atmosfera, já o relevo de Marte determinou a temperatura de brilho da atmosfera e mediu o campo magnético. 
O objetivo do veículo de descida era medir as características atmosféricas por altitude, a composição química da atmosfera, estudar rochas superficiais, obter as primeiras imagens da superfície de Marte e determinar as características mecânicas da camada superficial do solo. A estação orbital permaneceu no cinturão de asteroides, e o veículo de descida desdobrou o paraquedas e teve tempo de analisar a composição da atmosfera, mas no momento de ligar os motores do freio, a comunicação com ele foi interrompida.
A causa exata do acidente é desconhecida. Essa estação soviética, pela primeira vez na história, transmitiu dados sobre a composição química, pressão e temperatura da atmosfera marciana.

Rússia testa com êxito novo míssil do sistema de defesa antiaérea (VÍDEO

No Cazaquistão foram levados a cabo lançamentos bem sucedidos do novíssimo míssil de intercepção do sistema russo de defesa antiaérea, comunicou o jornal das Forças Armadas russas, Krasnaya Zvezda.
"No polígono de Sary Shagan, as tropas da Força Aeroespacial russa efetuaram com êxito mais um lançamento do novo míssil modernizado do sistema de defesa antiaérea russo", se lê no comunicado
.O novo míssil de intercepção […] cumpriu a tarefa, ao atingir um alvo convencional no tempo estabelecido", assinalou o vice-comandante de uma unidade de defesa antiaérea e antimísseis da Força Aeroespacial russa, major-general Andrei Prikhodko.

De acordo com a matéria, a arma modernizada é capaz de voar à velocidade de aproximadamente 4km/sec. (14.400 Km/h). Além disso, os militares destacaram que se tratou de uns dos testes mais "complexos" e que os mísseis desta classe não possuem análogos no mundo.
Segundo o jornal, em condições de combate reais, os mísseis adversários serão completamente destruídos à altitude e distância máximas da instalação a proteger.