SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 21 de janeiro de 2018

Turquia ataca Afrin e Erdoğan promete: Manbij é a seguir

Erdogan Anuncia Oficialmente Início da Operação Militar em Afrin

O S-400 da Rússia é mais perigoso do que você pensa

Não é rentável: a Rússia desativará dois maiores submarinos

Comando de Operações Táticas - Tudo Sobre

Eurofighter Typhoon

NASA informa sobre asteroide de tamanho de arranha-céus voando em direção à Terra

Um "asteroide potencialmente perigoso" se dirige para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a NASA.
O asteroide 2002 AJ129 se aproximará da Terra no próximo dia 4 de fevereiro. Apesar de que, no momento da máxima aproximação, o asteroide passará a mais de 4,2 milhões de quilômetros de nosso planeta, o corpo celeste é classificado pela NASA como um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês).
A agência espacial norte-americana esclareceu, no entanto, que o 2002 AJ129 não representa uma ameaça real de colisão contra a Terra em um futuro previsível.
Nós estivemos acompanhando este asteroide por mais de 14 anos e conhecemos a sua órbita com muita precisão […] os nossos cálculos indicam que o asteroide 2002 AJ129 não tem qualquer possibilidade de colidir com a Terra, em 4 de fevereiro ou em qualquer momento durante os próximos 100 anos", afirmou Paul Chodas, especialista do centro de estudos de objetos próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

O 2002 AJ129 é um asteroide de tamanho médio. Alguns meios de comunicação referem que o corpo celeste supera em tamanho o edifício mais alto do mundo, o arranha-céu Burj Khalifa.
O 2002 AJ129, cujo diâmetro é de 0,5-1,2 quilômetros, foi descoberto em 15 de janeiro de 2002, no quadro do antigo projeto de rastreamento de asteroides próximos da Terra, financiado pela NASA, do Observatório de Haleakala, no Havaí (EUA)

Cidade turca de Reyhanli é atacada por foguete lançado de Afrin

Neste domingo (21), a cidade de Reyhanli, na província de Hatay, no sul da Turquia, foi alvo de um ataque de foguetes a partir da cidade síria de Afrin, onde o exército turco realiza a operação Ramo de Oliveira contra as forças curdas.
De acordo com o prefeito da cidade turca, Husein Shanverdi, em resultado do ataque morreu ao menos uma pessoa, enquanto 32 ficaram feridas. O alto responsável relatou à emissora NTV que o morto era de origem síria e adiantou que dois dos feridos estão em condição grave.
O jornal Sabah sublinha que foram lançados três foguetes contra a cidade. Os veículos de emergência já se encontram no local do acidente.
A edição Haberturk comunica que os foguetes teriam alcançado um carro vazio estacionado e as fachadas de 2 edifícios. Enquanto isso, os bombeiros já eliminaram o incêndio provocado pelo lançamento.
Mais cedo, o Estado-Maior comunicou que no decorrer das operações militares de hoje (21), foram eliminados 45 alvos curdos em resultado de ataques da Força Aérea da Turquia. Informa-se que todos os 32 aviões que participaram da operação já voltaram a suas bases.

A operação Ramo de Oliveira começou com ataques aéreos neste sábado (20), às 14h00 locais (12h00 de Brasília), enquanto hoje se iniciou a parte terrestre da campanha. De acordo com o Estado-Maior turco, a operação envolveu 72 aviões, que eliminaram 153 alvos.

Erdogan fala de 'fuga de terroristas' na sequência da operação militar turca

Pela primeira vez desde o início oficial da operação Ramo de Oliveira na região síria de Afrin, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, comentou o curso da campanha.

Erdogan relatou a "fuga de terroristas" das respectivas áreas e adiantou que a operação turca contra os agrupamentos de autodefesa curdos "terminará em um futuro muito breve".
"Vamos terminar esta operação muito em breve. Os terroristas estão fugindo dali [de Afrin] e nós vamos continuar os expulsando todos juntos. Eles são bombardeados por nossos aviões, há pouco começou uma operação terrestre. Estamos efetuando uma operação para defender as nossas fronteiras. Que Alá ajude nossos soldados", afirmou Erdogan ao fazer um discurso na província turca de Bursa, transmitido pelo canal NTV.
Ademais, o líder turco condenou o Partido Republicano do Povo pró-curdo que, de acordo com ele, apela "ao povo para que saia às ruas" em protesto contra a operação de Ancara em Afrin.
Vocês não vão sair às ruas, nossas forças de segurança vão parar vocês", adiantou.
O presidente turco também apelou aos EUA para que não provoquem o país e não tentem violar suas fronteiras, pois Ancara "não o suportaria por muito tempo".
Mais cedo, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, confirmou o início da operação terrestre na cidade síria de Afrin. A operação foi iniciada às 06h05 no horário de Brasília, a ofensiva começou a partir da província turca de Kilis.
Segundo o premiê, Ancara está mantendo contato com Damasco sobre o decurso da operação, tendo Moscou como mediadora.

Tanques turcos entram em Afrin, apoiando ofensiva da oposição síria

Hoje (21), um canal turco, citando uma fonte militar, informou que os veículos blindados do país entraram na província síria de Afrin, prestando apoio à ofensiva dos grupos de oposição.
A emissora turca NTV adianta que os tanques turcos apoiam as ações militares do Exército Livre da Síria e não estão enfrentando grande resistência por parte das forças de autodefesa dos curdos sírios.
Os últimos, por sua vez, estão se retirando para o interior do território sírio, comunica a mídia.
Mais cedo, o Estado-Maior da Turquia anunciou o início da operação "Ramo de Oliveira" contra os grupos curdos na província síria de Afrin, que começou precisamente às 14h00 locais (12h00 no horário de Brasília).
De acordo com a entidade militar, a operação conta com a participação de 72 aviões, enquanto 108 dos 113 alvos planejados já foram eliminados.
Há poucos dias, o premiê turco, Binali Yildirim, havia avançado a hipótese de começar uma operação terrestre neste domingo (21).
O governo sírio condenou resolutamente a agressão turca contra Afrin, que é parte integrante do território sírio.