SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Marinha Indiana - Indian Navy - Em ação - 2018(HD).

Panzerkeil, a tática dos panzers alemães na Frente Oriental

2.525 km de fronteira - veja como foi a atuação do Comando Militar do Oeste em 2017

Base naval dos EUA na Ucrânia?

Para que Washington reduz potência das armas nucleares?

Os submarinos de mísseis estratégicos Ohio dos EUA serão equipados com ogivas nucleares táticas, como prevê a nova estratégia nuclear dos EUA.
Segundo o ex-diretor de não-proliferação do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Jon Wolfsthal, em breve será iniciado o desenvolvimento de ogivas nucleares de pequena potência para os mísseis intercontinentais de baseamento naval Trident II. Washington está convencida que as cargas pequenas vão conter a Rússia de usar armas nucleares táticas na Europa.
Um absurdo de mísseis
Do ponto de vista técnico, a ideia de transformar os mísseis Trident em um meio de transporte de armas táticas é absurda. O Trident II foi criado para efetuar ataques incapacitantes contra o inimigo em caso de conflito nuclear global. Em particular, os mísseis de tal classe garantiam a destruição de mísseis estratégicos soviéticos de baseamento em silos.
O coronel-general russo Leonid Ivashov considera que, além disso, a proposta de usar tais mísseis potentes como meio de transporte de ogivas pouco potentes é absurda por outra razão: "Quando um míssil Trident é lançado de um submarino, o inimigo não sabe que ogivas ele está portando, estratégicas ou táticas. Claro que vai atacar em resposta, e isto levará a uma guerra nuclear em grande escala."
Contudo, Ivashov não descarta que haja uma certa lógica nos planos dos EUA. No início dos anos 2000, os EUA perceberam que os mísseis estratégicos com ogivas potentes nunca serão usados, pois isto iria acarretar graves consequências para todas as partes beligerantes. Por isso, os norte-americanos elaboraram a estratégia do Ataque Global Imediato Convencional com armas de alta precisão. Mais tarde, sob pressão dos generais, decidiram que as armas nucleares não seriam demais e a estratégia foi transformada em apenas de Ataque Global Imediato. Mas se tratava das ogivas de pequena potência.
Além das novas ogivas para o Trident, os norte-americanos estão apostando na bomba nuclear B61 de 12ª modificação, explica à Sputnik o vice-diretor do Instituto da Análise Política e Militar, Ivan Konovalov. Esta bomba pode ser instalada em qualquer plataforma de aviação, incluindo nos aviões de assalto A-10.
"É um grande erro considerar que tais armas não vão causar danos muito graves, como acham os políticos e militares norte-americanos", conclui Konovalov.
Aviso norte-americano
Na opinião dos analistas, as consequências podem ser catastróficas, porque tal abordagem reduz o limite da tomada de decisão sobre o uso de armas nucleares.
Leonid Ivashov opina que atrás desses vazamentos se esconde uma tentativa de pressão política e militar sobre a Rússia. "Nós estamos criando ativamente mísseis de cruzeiro e balísticos que contornam facilmente o sistema de defesa antimíssil dos EUA, e do outro lado do oceano entraram em pânico. Talvez assim eles queiram nos enviar uma espécie de aviso."
Por sua vez, Ivashov concluiu que a Rússia hoje em dia tem bastante recursos para responder ao aumento dos arsenais norte-americanos de armas nucleares táticas e meios para seu transporte, por isso nem é necessário mencionar que a criação de novas ogivas pelos norte-americanos pode envolver a Rússia em uma corrida armamentista.

Foi um inferno': passageiros filmam passagem de cruzeiro por 'ciclone bomba' (VÍDEOS

Passageiros do cruzeiro Norwegian Breakaway, que partiu de Nova York a Bahamas em 29 de dezembro, provavelmente tiveram a pior viagem de sua vida. Na semana passada, a costa dos Estados Unidos foi abalada por um fortíssimo "ciclone bomba". Passageiros do navio partilharam nas redes vídeos da assustadora tormenta.
Os vídeos gravados pelos turistas mostram ondas gigantescas, forte vento, o interior caótico da embarcação com corredores inundados e objetos se movendo.
Uma das passageiras, Christina Méndez, comentou para a CBS que "foi um inferno" e que as notificações do capitão foram ocasionais e pouco precisas.
Nunca nos disse onde estávamos, o quão longe de Nova York, a quantas milhas por hora íamos", sublinhou a mulher citada pelo RT.
Agora, Méndez, assim como outros passageiros do cruzeiro, planejam processar a companhia Norwegian Cruise Line (NCL) por ter ignorado o perigo, continuando a viagem por não querer perder o dinheiro dos clientes da viagem seguinte.
Ciclone bomba é um fenômeno natural quando uma tormenta aumenta significativamente em 24 horas devido a uma forte baixa da pressão atmosférica. Segundo o portal norte-americano Mashable, o navio poderia ter evitado o ciclone, mas o capitão insistiu em manter o mesmo curso.
O cruzeiro voltou a Nova York em 5 de janeiro sem sofrer incidentes graves.

Pentágono mente sobre submarinos de nova geração?

O órgão responsável pela auditoria, avaliações e investigações do Congresso dos Estados Unidos (Government Accountability Office, GAO) declarou que o Pentágono subestimou os riscos ligados às tecnologias usadas nos submarinos de nova geração da classe Columbia, o que foi negado pela instituição militar, comunica o portal Warrior Maven.

Nota-se que o GAO publicou o relatório em que põe em dúvida as declarações do Pentágono sobre as características técnicas dos submarinos desta classe, bem como o custo da sua produção e prazos da sua entrada em serviço. Em particular, o GAO tem dúvidas de que o novo navio seja "bastante maduro" tecnologicamente e possa corresponder aos padrões técnicos e científicos.

"Atualmente não se sabe se eles [os submarinos] vão funcionar como o previsto, se estão atrasados [no seu desenvolvimento] ou se irão custar mais do que o esperado", indica o documento
.O Pentágono respondeu às reclamações do GAO, declarando que a Marinha dos EUA controla as despesas do programa Columbia, o calendário da sua implementação e as características dos submarinos, incluindo os riscos ligados a seu funcionamento.
O programa dos submarinos da classe Columbia é capaz de demonstrar as capacidades técnicas necessárias a um preço acessível e em correspondência com as necessidades estratégicas", declarou o representante do comando dos sistemas marítimos da Marinha norte-americana, William Couch.
Estes submarinos vão substituir os da classe Ohio. De acordo com as características declaradas, seu comprimento será de cerca de 170 metros. Os submarinos deverão ser equipados com 16 mísseis balísticos de três etapas Trident II em tubos de lançamento verticais.
No total, os EUA panejam construir 12 submarinos da classe Columbia, e o primeiro deve ser produzido já em 2028. Planeja-se que os submarinos ficarão em serviço até os anos 2080.

Abrigo para 'escolhidos': para quem é o bunker mais profundo do mundo? (FOTO)

Localiza-se em áreas subterrâneas em espaço protegido e com a finalidade de proteger pessoas em caso de um ataque nuclear.
Construído para salvar os altos comandantes da China, junto a seus conselheiros e tropas em caso de uma catástrofe mundial, o bunker nuclear localiza-se no parque nacional sob as montanhas Western Hills, a 20 quilômetros de Pequim.
Encontra-se em cavernas cársticas consideradas as mais profundas do mundo e tem capacidade de abrigar um milhão de pessoas.
As cavernas cársticas dessa cordilheira se estendem por mais de dois quilômetros abaixo da terra, informou o cientista Qin Dajun, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia de Ciências da China, que estuda essa área.
Sabemos que são as cavernas mais profundas do mundo", declarou o pesquisador, citado pelo jornal South China Morning Post
No topo localiza-se uma grossa camada de rocha que inclui granito — um dos materiais mais duros e densos na natureza.
Além disso, a recente pesquisa governamental mostra que a zona possui reservas suficientes de águas subterrâneas para abastecer as necessidades de um milhão de pessoas.
O bunker faz parte do Centro de Comando de Batalha Conjunto da Comissão Militar Central. A existência do bunker surgiu em 2016, quando a mídia local cobria a visita do presidente chinês, Xi Jinping, às instalações. No entanto, até o momento é desconhecida a profundidade que se localiza o refúgio e quando foi construído.
Ao mesmo tempo, a mídia governamental informou que os trabalhos de construção começaram há dezenas de anos.

De acordo com os especialistas na área nuclear, para resistir a um ataque nuclear, o bunker deve estar rodeado por rochas de mais de 100 metros de densidade.

Nas cavernas há espaço suficiente para abrigar uma cidade pequena e abastecimento estável de água potável, ainda que alguns especialistas questionem a possibilidade de utilizá-la em caso de ataque nuclear.
Por exemplo, o cientista da Universidade do Sul da China, Liu Yong, destacou que as partículas radioativas permanecem na água e no solo durante um período de tempo mais longo do que no ar e podem também penetrar em lagos e rios subterrâneos. Por esta razão será necessário purificar a água antes de utilizá-la. Nessa conexão, o especialista assegurou que a China conta com tecnologias e equipamentos necessários para isso.



Conheça tanque norte-americano que quer desafiar seu concorrente russo

Nos próximos anos, Estados Unidos planejam produzir um protótipo do veículo blindado ligeiro móvel de apoio de fogo (MPF) que não só poderá concorrer com os tanques russos 2S25 Sprut-SD, mas também vai alterar o desenvolvimento das ações militares no terreno, escreve a revista National Interest.
Os militares norte-americanos, segundo nota a edição, ressaltaram necessidade de escudo de fogo para a infantaria móvel dos EUA em caso de ataque do inimigo.
"O MPF vai ajudar a infantaria quando não houver estradas. A mobilidade de tais veículos vai garantir o apoio de fogo e proteção, podendo atacar inimigo antes de ele interromper avanço", declarou o subcomandante do Estado-Maior das Forças Terrestres, Rickey Smith.
Ele não designou o peso exato do veículo em elaboração, mas afirmou que os militares tentarão atingir combinação melhor de potência, mobilidade e durabilidade do equipamento militar na criação do novo tanque. Segundo chefes militares dos EUA, este protótipo vai superar os análogos russos, até mesmo na durabilidade.
A National Interest escreveu que teria sido decidido elaborar novo protótipo devido ao reconhecimento dos militares dos EUA que o M1 Abrams, tanque principal de combate, não é sempre capaz de garantir o apoio de fogo da infantaria por ser pesado demais e por possuir limitações de mobilidade.
Para os militares norte-americanos, uma das caraterísticas principais do veículo militar deve ser capacidade de deslocamento rápido.
Deslocamento rápido é muito importante na região europeia, onde as tropas russas, por exemplo, podem estar perto das forças da OTAN", escreve a revista.
O novo veículo militar, que entra na categoria de tanques ligeiros, conforme os militares norte-americanos, vai superar o tanque ligeiro transportável russo 2S25 Sprut-SD de 25 toneladas e equipado com canhão antitanque de 125 milímetros.
Espera-se que os contratos de elaboração dos protótipos sejam concluídos em 2019, e os primeiros modelos sejam criados nos próximos 14 meses depois da conclusão dos contratos.