quinta-feira, 17 de maio de 2018

Trump manda preparar novas sanções contra Rússia por causa dos mísseis

O presidente norte-americano, Donald Trump, deu ordem ao secretário de Estado, Mike Pompeo, de preparar propostas de restrições em relação à Rússia por causa de supostas violações por parte de Moscou do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), comunicou a Casa Branca.
Estas medidas são exigidas pelo Congresso no orçamento militar de 2018.
Pompeo tem que coordenar as medidas com os Departamentos das Finanças, Defesa, Comércio, bem como com o diretor da inteligência nacional.
O Congresso exigiu que o presidente apresentasse o relatório, que deve incluir um plano de "medidas" contra os funcionários russos que possam ter estado ser envolvidos nas violações do Tratado INF, incluindo uma possível introdução de sanções e proibição de contatos sobre as compras orçamentais dos EUA.
O Tratado INF foi assinado em 1987 entre a União Soviética e os EUA e estabelecia a redução do número de mísseis com alcance de 500 a 1.000 quilômetros e de 1.000 a 5.500 quilômetros.
Moscou disse que as alegações de a Rússia se recusar a reduzir mais armas nucleares são um "malabarismo óbvio". O chanceler russo, Sergei Lavrov, declarou que a Rússia quer preservar o tratado e está pronta para negociar com Washington sobre o assunto

Nenhum comentário: