SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 17 de dezembro de 2017

AEL Sistemas recebe prêmio da ABIMDE com solução inovadora

Software que possibilita voos em baixa altura e sem visibilidade vence Concurso de Engenharia de Defesa e Segurança

A capacidade operacional da AEL Sistemas foi reconhecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), no 2º Concurso de Engenharia de Defesa e Segurança, realizado no último dia 12 de dezembro. O sistema para voo por Seguimento de Terreno (Terrain Following/Terrain Avoidance), desenvolvido pela companhia, foi premiado na categoria Conteúdo Tecnológico do concurso, que busca premiar, anualmente, as melhores soluções de engenharia implantadas nas empresas e instituições associadas.
“O sucesso na entrega do Terrain Following e o recebimento do prêmio ABIMDE representa nossa capacidade de desenvolver sistemas de altíssima complexidade e criticidade. É um orgulho e uma satisfação enorme ter participado de todo o desenvolvimento desse projeto, trabalhando do início ao fim com um time altamente capaz e comprometido com o resultado”, afirma Fernando Dutra, engenheiro de Software e gerente técnico do projeto TF/TA.
O sistema para voo por Seguimento de Terreno teve seu início impulsionado pelo apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e possibilita a aeronaves de diferentes tipos (cargueiros, caças, helicópteros e veículos aéreos não-tripulados) realizar voos em baixa altura de maneira segura mesmo na ausência de visibilidade – o que permite uma variada gama de missões que seriam muito arriscadas, como a penetração em território inimigo, reconhecimento, busca e resgate e vigilância.
A capacidade de desenvolvimento de soluções como o Terrain Following pela AEL coloca a engenharia brasileira no mesmo nível de grandes potências mundiais em tecnologia de defesa. Com alto grau tecnológico e de inovação, o sistema já está sendo utilizado operacionalmente por um cliente no exterior, demonstrando a capacidade da indústria de Defesa e Segurança nacional de transpor as fronteiras e fazer entregas de qualidade ao redor do mundo.
Sobre a AEL Sistemas
A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se a projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos, com foco nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança pública. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, eletro-ópticos, sistemas de comunicação, sistemas espaciais, ARP (aeronaves Remotamente Pilotadas) e simuladores, a empresa participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen, KC-390, Guarani e SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. Através de tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático, a AEL produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.
DIVULGAÇÃO: FSB Comunicação

Corvetas classe Tamandaré: Jungmann inaugura, dia 19, nova etapa do programa

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, presidirá, no próximo dia 19, o lançamento da segunda etapa do Projeto “Corveta Classe Tamandaré”.
O evento (aberto à imprensa) terá lugar na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Leal Ferreira, do diretor-geral do Material, almirante de esquadra Luiz Henrique Caroli, e do diretor de Gestão de Programas da Marinha, vice-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.
O detalhamento do evento encontra-se abaixo.
Na primeira fase do programa das corvetas foi feita uma chamada para as empresas que dispusessem de capacidade e experiência comprovadas, nos últimos dez anos, em construção de navios militares de alta complexidade tecnológica, com deslocamento superior a 2.500 toneladas.
Segundo o Poder Naval pôde apurar, a Marinha do Brasil (MB) já tem mais de uma dúzia de propostas de estaleiros na Europa e na Ásia, aptas, em tese, a colaborar no programa da Corveta Classe Tamandaré.
Em 2018 os chefes navais selecionarão as três propostas que melhor se adaptem aos requisitos elaborados pelo Centro de Projetos de Navios da MB para a nova classe.
Ainda no ano que vem os estaleiros que tiveram suas propostas incluídas nessa short list serão convidados a oferecer uma proposta final (melhorada no preço) – também conhecida por BAFO (Best and Final Offer). Finda essa etapa a Marinha espera anunciar a empresa vencedora.
O certame prevê que os navios serão construídos em estaleiro brasileiro com assistência da companhia fabricante estrangeira.
Eis o texto do comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (15.12) pelo Centro de Comunicação Social da Marinha sobre o evento da próxima terça-feira, dia 19:
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Brasília, em 15 de dezembro de 2017.
AVISO DE PAUTA
Marinha do Brasil inicia a segunda etapa do
Projeto “Corveta Classe Tamandaré”
No dia 19 de dezembro, a Marinha do Brasil realizará, no contexto do Programa Estratégico “Construção do Núcleo do Poder Naval”, o lançamento do Projeto “Corveta Classe Tamandaré” ao mercado de defesa nacional e internacional. O evento será realizado na Escola de Guerra Naval (EGN).
O projeto visa à aquisição, por construção, de quatro navios de superfície de alta complexidade tecnológica.
O evento será dividido em três fases:
1) 14h30 – Abertura (Auditório Tamandaré):
Mesa Principal:
• Ministro da Defesa – Ministro Raul Jungmann
• Comandante da Marinha – Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira
• Diretor-Geral do Material da Marinha – Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli
• Diretor de Gestão de Programas da Marinha – Vice-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar
• Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) – Vice-Almirante (RM1) Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira
2) 15h30 – Intervalo e Saída do Ministro da Defesa acompanhado das demais Autoridades – Antes da saída da EGN, o Ministro da Defesa atenderá a imprensa.
3) 16h – Entrevista Coletiva (Mezanino do Auditório “Tamandaré”):
Participantes:
• Diretor de Gestão de Programas da Marinha
• Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON)
• Representantes da FGV e do BNDES

Especialistas advertem OTAN sobre o reforço do poder militar da Rússia

A Rússia está reforçando o seu potencial militar, o que preocupa a OTAN, afirma o jornal Frankfurter Allgemeine. Em breve Moscou pode efetuar "intervenções militares por todo o mundo", acreditam os especialistas da Fundação Carnegie.

Especialistas recomendam à aliança que considere "as novas possibilidades russas" e treine a guerra combinada, porque em 28 anos a OTAN já se esqueceu de como combater. 

A Rússia está reforçando o seu potencial militar para diminuir atraso tecnológico em relação à da Aliança Atlântica, afirma o jornal alemão Frankfurter Allgemeine
"Ao mesmo tempo, o resultado obtido por Moscou já preocupa a OTAN, que tem sido superior no que se refere aos armamentos", afirma o autor do artigo, Marco Seliger
Hoje em dia a Federação Russa pode conter qualquer ofensiva do inimigo e vencer qualquer país vizinho, exceto a China, em uma guerra não nuclear", afirma Dmitry Gorenburg, especialista em assuntos russos da Universidade de Harvard.
Até o fim de 2017 o líder russo Vladimir Putin pretende aprovar o novo programa de armamento para os próximos 10 anos, afirma o observador no seu artigo. O volume de investimentos deve alcançar 270 bilhões de euros. 
O objetivo principal deste programa é manter a Rússia atualizada em relação ao avanço técnico na China e nos países da OTAN, que são os seus principais adversários", afirma Gorenburg. 
Os analistas da Fundação Carnegie afirmam que, até 2027, o exército russo deve estar em condições de participar paralelamente em duas guerras de grande escala. Na sua investigação, a Fundação Carnegie chegou à conclusão de que a Rússia em breve vai conseguir realizar "intervenções militares por todo o mundo".
É por isso, de acordo com o autor do artigo, que os especialistas aconselham a OTAN a ter em conta "as novas capacidades russas" e a "treinar de novo a guerra combinada", que envolve a participação de forças cibernéticas, terrestres, marítimas e aéreas. Porque a OTAN, em 28 anos, já se esqueceu de como "combater". 

Rússia celebra o aniversário da Força Estratégica de Mísseis (VÍDEO

A Rússia celebrou neste domingo (17) o 58º aniversário da Força Estratégica de Mísseis. O Ministério da Defesa russo divulgou um vídeo para comemorar a data.
Em comunicado divulgado pelo Ministério de Defesa da Rússia, foi relatado que a Força Russa de Mísseis Estratégicos atualmente possuí cerca de 400 lançadores de mísseis balísticos intercontinentais.
Por ocasião da celebração da Força Estratégica de Mísseis, a página oficial do Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo com as equipes de treinamento da Força Estratégica de Mísseis.
Em 2017, as unidades da Força estratégica de Mísseis realizaram mais de 150 exercícios táticos e especiais, 50% a mais do que em 2016.