SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 10 de dezembro de 2017

M270 x Astros 2020 - Qual o melhor?

Navio militar em tempestade extrema

M270, o "dedo de Deus"

General Mourão volta a falar em intervenção militar e Jungmann indica punição (VÍDEO)

Protagonista de uma polêmica em setembro, o general do Exército Antônio Hamilton Mourão voltou a sugerir que as Forças Armadas possam participar de uma intervenção militar no Brasil, caso se instale uma situação de "caos" no país.

Se o caos for ser instalado no país... E o que a gente chama de caos? Não houver mais um ordenamento correto, as forças institucionais não se entenderem, terá que haver um elemento moderador e pacificador nesse momento [...]. Mantendo a estabilidade do país e não mergulhando o país na anarquia. Agindo dentro da legalidade, ou seja, dentro dos preceitos constitucionais, e usando a legitimidade que nos é dada pela população brasileira", disse.



A declaração foi feita na última quinta-feira, em uma palestra intitulada "Uma visão daquilo que me cerca", realizada no Clube do Exército, em Brasília, a convite do grupo Ternuma (Terrorismo Nunca Mais). Durante o evento, segundo o jornal Folha de S. Paulo, Mourão teceu muitas críticas aos governos do PT (Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff) e de Michel Temer (PMDB).

Não há dúvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa 'Sarneyzação'. Nosso atual presidente [Michel Temer] vai aos trancos e barrancos, buscando se equilibrar, e, mediante o balcão de negócios, chegar ao final de seu mandato", afirmou o militar, que tinha na plateia vários oficiais da reserva e Joseita Ustra, viúva do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra – citado pela Comissão Nacional da Verdade como um dos grandes torturadores da ditadura.

Mourão afirmou que Lula, "sobrevivente ao mensalão, ele achou que podia tudo", e que a polícia brasileira "vive o pior dos mundos". "Porque, se ela atua em força contra o bandido, ela é estigmatizada pela imprensa. E, se ela cruza os braços, ela é omissa", continuou.
Assim como no episódio de setembro, o general ressaltou que cabe às Forças Armadas o papel de "elemento moderador e pacificador", agindo "dentro da legalidade". Por ora, isso não estaria sendo necessário. "Por enquanto nós consideramos que as instituições têm que buscar fazer a sua parte", explicou.
Na época da primeira polêmica, o comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, informou que Mourão não seria punido por suas declarações. Há dois anos, o general perdeu o posto no Comando Militar do Sul, em razão de críticas feitas à época contra Dilma Rousseff.
A reincidência de Mourão já chegou ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que indicou em uma postagem no Twitter que o general pode ser punido pela sua nova fala sobre uma possível intervenção militar no país.