SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 28 de novembro de 2017

O USS Wasp (LHD-1), navio de assalto anfíbio de múltiplos propósitos da Marinha dos EUA, vai visitar o Rio de Janeiro entre 30/11 até 3/12.

Navio líder de sua classe, o USS Wasp e seus navios irmãos são os primeiros projetados especificamente para acomodar o Landing Craft Air Cushion (LCAC) para o movimento rápido de tropas sobre a praia e também embarca os jatos Harrier II (AV-8B) Vertical/Short Take-Off and Landing (V/STOL) que fornecem apoio aéreo aproximado para a força de assalto.

O AV-8B Plus utilizado pelo United States Marine Corps (USMC) foi produzido pela última vez em 2003, e o USMC espera operar seus Harriers até 2025, quando serão substituídos pelos Joint Strike Fighter (JSF) F-35B Lightning II, que foram testados no navio em 2011.
O Wasp, que tem 257 metros de comprimento e boca de 32 metros, também acomoda a gama completa de helicópteros da Marinha e do Corpo de Fuzileiros, além do tiltrotor MV-22 Osprey e embarcações de desembarque convencionais e veículos anfíbios.
Em junho de 2016, a Wasp foi desdobrado pela primeira vez em 11 anos para o Oriente Médio, numa missão de seis meses.
Em outubro de 2016, a Marinha dos EUA anunciou que a Wasp será desdobrado para  Sasebo no Japão no final de 2017, substituindo seu navio irmão Bonhomme Richard, que será transferido para San Diego, Califórnia.

Rússia lança 2º foguete da nova base espacial Vostochny (VÍDEO

A corporação aeroespacial russa Roscosmos efetuou o segundo lançamento a partir da sua nova base, Vostochny, situada no leste da Rússia.
O foguete Soyuz-2.1b decolou da rampa de lançamento às 8h41 na hora de Moscou (3h41 no horário de Brasília).
"O primeiro estágio do foguete se separou às 8h43 e o segundo – três minutos depois", confirmou a Roscosmos 
O foguete leva a bordo dois satélites russos – o meteorológico Meteor-M 2-1 e o microssatélite Baumanets-2, desenhado pelos alunos da Universidade Técnica de Bauman de Moscou –, bem como 17 micro e minissatélites estrangeiros, entre eles o SEAM da União Europeia, o Lemur e o Landmapper-BC dos EUA, o LEO Vantage 2 canadense, o AISSat-3 norueguês e o D-StarOne alemão.
Contudo, não há confirmação sobre a separação do satélite Meteoro-M do bloco acelerador Fregat do foguete Soyuz-2.1b, o que pode indicar uma situação anormal. O satélite não alcançou a órbita destinada, comunicou a Roscosmos.
Uma fonte disse à Sputnik que o problema pode ter surgido entre a separação do terceiro estágio e a primeira ligação. Neste caso, o satélite poderia ter caído no oceano na região da Antártida.
A base espacial Vostochny (Oriental, em russo) se situa na região de Amur, no leste da Rússia.
O primeiro lançamento a partir desse cosmódromo, de um foguete Soyuz 2.1 com três satélites, se realizou em 28 de abril de 2016.