SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 25 de novembro de 2017

A.R.A. San Juan, combatendo a desinformação!

Submarino ARA San Juan: Eliana Krawczyk, um "guerreiro do mar" que sempre se recuperou de tudo

Eliana, rio e mar. Eliana amava as noites ao lado do rio em sua infância Oberá, Misiones. Hipnotizado, ele não remover a visão dessas águas, enquanto se aguarda que poderia levar a cana de seu tio e meu pai. Após as ondas estavam fora da costa de Santa Catarina, nos verões de praias brasileiras. Seu mergulho evoluiu para tornar-se perfeito. Ninguém se surpreendeu quando um sorriso enorme Eliana anunciou que iria deixar a faculdade de entrar em um submarino. A água era deles . O que definitivamente se encaixa.

A rainha dos mares", disse seu pai quando a viu feliz na Marinha. Eliana Maria Krawczyk é hoje a única mulher dos 44 membros do submarino ARA San Juan , que desapareceu há dez dias nas águas geladas do Sul. Aos 35 anos, ela é a cabeça dos braços do barco .

Eliana é a mais jovem de seis irmãos que foram criados ao ar livre , em campos armados nas margens, com bolos fritos, mate e fumaça assada. Estudante aplicou, ela se tornou a escolta da bandeira . E para a faculdade, escolheu uma carreira complicada: engenharia eletromecânica.

Mas em pouco tempo sua vida escureceu : seu irmão Juan morreu em um acidente e sua mãe sofreu um ataque cardíaco. Ele teve que se reorganizar, e nesses balanços surgiu sua paixão.
Ele anunciou que estava deixando a faculdade de se juntar à Escola Militar do Rio Naval em Santiago , Ensenada. A estrada era difícil. Ele lutou contra o ridículo, contra a discriminação . Se a vida em um submarino pode ser áspera e áspera, para uma mulher que é quase sempre a única, pode ser infernal. Não é para Eliana. Ela conseguiu o que queria .
Seus tios Elena e Enrique se lembram quando foram encontrá-la no porto no retorno da Fragata da Liberdade: "Nós reunimos uma bandeira gigante que anexamos algumas tacuaras ... Eu ainda não sei como elas nos deixaram entrar no ônibus. Estávamos esperando por três horas para amarrar a fragata e, quando a vimos, ouvimos que muitas garotas começaram a cantar seu nome ... eles eram seus amigos na Marinha. Ela era assim, amada por todos ".
Mais uma vez, em Mar del Plata, Elena lembra que eles foram para vê-la para comemorar que ela aprovou o curso de mergulho: "Ela nos disse que teríamos que visitá-la muitas vezes porque ela iria ficar até sua aposentadoria" .
Ela também falou sobre seus colegas, seu respeito por ela e sua amizade. Com um desses companheiros eles estavam em um casal, não mais.
Eliana infectou seus irmãos com seu amor pelo mar . Silvina trabalha em um navio mercante e Eduardo em um barco de pesca em Mar del Plata.
"Eliana é uma guerreira da vida e do mar, uma lutadora", diz Norma Damadío , madrinha de Eliana. Ela é advogada e viveu em Trelew há quatro anos.
No dia 8 de novembro, eles falaram no WhatsApp. "Eu disse a ela que, se eles parassem em Puerto Madryn, poderíamos nos ver, mas ela respondeu que eles iriam diretamente para Mar del Plata, onde eles estavam planejando chegar no dia 26".
Eliana quase cresceu com ela, eram vizinhos de Oberá, moravam na casa. "Ela é muito responsável, amiga e muito respeitosa de seu trabalho, apesar de estar sempre com os homens. Ela diz que são seus colegas e amigos, ela sabe como tomar seu lugar ".
Não perco a esperança, mas não sei o que pensar mais. Eu me levanto todas as manhãs e assisto TV e escuto o rádio. Estou muito angustiado por tudo o que está acontecendo e, na realidade, agora não posso fazer nenhuma avaliação. Não tenho coragem Eu só quero vê-la novamente. Não só ela, mas também toda a tripulação ".
Norma mostra fotos com sua afilhada . Eliana enviou-lhe algumas de suas recentes visitas a Ushuaia. Estas são as últimas fotos antes de embarcar no San Juan para partir para Mar del Plata. "Eu acho difícil falar muito sobre isso. Eliana lutou contra ela para chegar aonde ela chegou. Ele lutou como um guerreiro. Quero vê-la e abraçá-la.
Sua tia também espera por você. A menina, sua filha, quer que ela seja sua madrinha . Seu pai também a espera. E seus irmãos. Todos esperam brinde com ela no Natal.
Fonte Clarin 

Submarino ARA San Juan: eles rastreiam 1.000 metros de profundidade e chegam navios russos para encontrar o barco

No sul da Argentina, todas as esperanças são depositadas para localizar e resgatar o submarino ARA San Juan . A chegada das Forças Armadas da Rússia, com sua mais recente tecnologia, traz um apetite de otimismo para o porto de Comodoro Rivadavia.

Na noite de sexta-feira, antes de centenas de espectadores que se aproximaram do aeroporto local, chegou um avião Antonov, um dos maiores do mundo. No interior, veio o veículo submersível controlado por controle remoto que pode descer a mil metros de profundidade e tem a capacidade de escanear o fundo do mar. A Marinha confirmou ontem que é provável que o navio tenha entre 200 e 1000 metros de profundidade .
A equipe russa enviada para o país começará a operar este sábado e, de acordo com o almirante da Marinha russa Vladimir Valúev, eles esperam "ter resultados positivos". O soldado afirmou que sua equipe de especialistas neste tipo de missão "instila a esperança de que a operação seja bem-sucedida" .
A mensagem otimista chegou ao porto de Comodoro Rivadavia, onde um grupo de sete tradutores russos estavam à espera dos militares europeus , que iriam atuar como ligação para poder cumprir todos os requisitos necessários.

Mas tudo mudou no final do dia, quando foi anunciado que o Antonov que os moveu, só pararia nesta cidade do petróleo para reabastecer e continuar a Ushuaia, de onde eles equiparão suas ferramentas para poderem sair para o Atlântico o mais rápido possível.
Valúev, que era comandante da Frota do Báltico entre 2001 e 2006, destacou o alto nível de preparação e experiência de especialistas russos no resgate de submarinos danificados no fundo do mar: "Os especialistas da equipe de resgate marítimo poderão começar a pesquisa de ARA San Juan aproximadamente dentro de um dia ".
Ou seja, se não houver dificuldades, o veículo submersível controlado por controle da Pantera Plus, capaz de funcionar a uma profundidade máxima de 1.000 metros, poderia estar operacional no domingo. As previsões meteorológicas para hoje são boas.
A ajuda russa tornou-se oficial no dia seguinte ao presidente Putin ter telefonado para o "apoio" a Mauricio Macri. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou ontem que o avião já estava a caminho de São Petersburgo para a Argentina com um grupo de 40 marinheiros especializados em resgates subaquáticos.
A Rússia também antecipou que o navio exploração científica "Yantar", que foi implantado perto da costa da África Ocidental, iria participar da busca, embora ainda não tem detalhes de onde e quando eles começam a se juntar à missão.
O que se sabe é que este navio oceanográfico possui equipamentos que permitem "pesquisar a uma profundidade de até 6.000 metros", graças principalmente a dois submarinos em miniatura, informou o ministério em comunicado.
Esta sexta-feira, no porto de Comodoro Rivadavia, a atividade continuou sem descanso para qualquer um. Não só por causa do trabalho dos soldadores durante a noite que foi a chave para avançar a modificação do navio Sophie Siem (onde instalarão o mini-submarino americano e que eles acreditam estarem prontos hoje para que possam navegar), mas por volta das 18 e Ordem expressa da Marinha dos EUA começou a chegar coletes salva-vidas e roupas secas para 44 pessoas.
"Foi um pedido dos marines, porque eles não descartam nenhuma hipótese e não querem arriscar nada. Eles fazem isso para prevenção ", disse Walter Flores, Civil Defense of Comodoro, que forneceu os materiais solicitados pelos americanos.
Ontem, o rebocador ARA Puerto Argentino navegou daqui para a área de busca para realizar um "mapeamento do fundo do mar", relatou Rubén Palomeque, Secretário de Serviços Comunitários de Comodoro Rivadavia.
Apesar dos esforços para localizá-lo, muitos especialistas supõem que o submarino caiu no oceano do lado do declive continental, até profundidades em torno dos 1.000 metros. A inclinação é uma inclinação com forte declínio e atinge até 4.500 metros.
"Na busca, a área da plataforma continental já foi varrida, sem resultados até agora. É por isso que a especulação é que ele caiu no declive continental ", disse uma fonte naval não oficial Clarín , refletindo informações que são tratadas na comunidade submarina. Se essa informação for confirmada, as tarefas de resgate serão muito difíceis ou impossíveis.
O minisubmarine da Marinha dos EUA que está preparado em Comodoro Rivadavia tem capacidade para operar até 600 metros, ou um pouco mais. É por isso que o controle remoto russo, que pode diminuir ainda mais, é a nova esperança.
Fonte Clarin  

Como serviços de inteligência dos EUA manipulam economia mundial?

O economista e autor do livro "Novas Confissões de um Assassino Econômico", John Perkins, disse em entrevista à Sputnik Internacional como a CIA e a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA influem no sistema econômico mundial, o manipulam e porque ele, apesar das ameaças de morte, escreveu um livro sobre isso.
A CIA e a NSA: a mão que mexe os cordelinhos
Perkins era economista principal e consultor econômico em uma grande empresa de consultoria norte-americana, a Chas T. Main. Na primeira parte da sua entrevista à Sputnik, ele revelou como ajudou a pôr os países latino-americanos em dependência dos EUA através de empréstimos do Banco Mundial. Agora ele explicou como a sua empresa cooperava com a CIA e a NSA. 
Em sua entrevista à Sputnik Internacional, Perkins explicou que a CIA e NSA operavam através da empresa de consultoria Chas T. Main mediante o Banco Mundial, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, e mediante o Departamento do Tesouro dos EUA, com o qual a empresa tinha firmado um contrato de cooperação com a Arábia Saudita.
De forma que a empresa na qual eu trabalhei obtinha dinheiro dessas instituições e, por sua vez, pagava por esses trabalhos. Nós não tínhamos contratos reais com a NSA nem com a CIA. Tudo se fazia, que eu saiba, através de terceiros, de intermediários e subcontratantes", explicou à Sputnik.
Perkins insiste que nunca teve contato direto com ninguém da NSA e a CIA, embora não descarte que algumas das pessoas com quem trabalhava na Chas T. Main eram agentes disfarçados "sem cartão de visita". Ele sublinhou que a pessoa que o contratou como economista-chefe na empresa de consultoria "era reservista do exército dos EUA", e que "é provável que tenha sido ele que tivesse contato direto com as agências norte-americanas".
Perkins distribuía os empréstimos provenientes do Banco Mundial entre os países em desenvolvimento, acreditando que esse dinheiro financiava suas economias e seu desenvolvimento. Entretanto, esses fundos nunca chegavam à população e serviam os interesses da política externa norte-americana nesses países, especialmente nos países ricos em petróleo.
O disfarce perfeito
"A NSA, a CIA e outras agências do mesmo tipo frequentemente utilizam as empresas que têm negócios aqui e ali. Porquê? Porque é um disfarce perfeito. Eles contratam essas empresas para que, em segredo, trabalhem para elas", revelou Perkins à Sputnik.
Nem a NSA nem a CIA pagaram a Perkins diretamente. "Quem me pagou foi sempre a minha empresa, a Chas T. Main", que, por sua vez, obtinha dinheiro dessas duas agências para poder financiar diferentes projetos nos países pobres. Desta forma, o Governo dos EUA podia sempre dizer que não tinha nada a ver com isso. "Todos atuavam através de empresas privadas", acrescentou ele.
Perkins explicou que acreditava que seu trabalho ajudava os países em desenvolvimento a melhorar suas economias.
Porque a nossa tarefa era investir dinheiro nesses países para crescerem. E, de fato, segundo as estatísticas, eles cresceram, mas depois de um tempo comecei a perceber que os investimentos iam para um pequeno número de famílias ricas desses países, para as empresas norte-americanas e, obviamente, para a própria empresa na qual eu trabalhava".
O escritor lembrou o caso do Equador e da Indonésia, cujos governos receberam dinheiro com a condição de usá-lo para melhorar a infraestrutura do país mas apenas se esse trabalho contasse com a participação de empresas norte-americanas, como a Halliburton ou a General Electric.
"Ao mesmo tempo, a maioria da população desses países, gente pobre e muito pobre, continuou a sofrer e sua situação econômica ainda era deplorável. Levou-me anos para perceber isso. Em particular, porque falo um pouco espanhol […] e quando passava pelas ruas desses países e falava com a gente, via seus problemas".
Perkins acabou deixando seu trabalho na Chas T. Main depois de conhecer a verdade.


"Aceite a oferta e não escreva nenhum livro"
Perkins explicou à Sputnik como, depois de deixar a empresa, começou a receber ameaças de morte por telefone, em seu correio eletrônico e no de membros da sua família. Também recebeu "uma oferta muito atraente" de outra empresa de consultoria que era concorrente da Chas T. Main.
"Essas pessoas me disseram: 'Aceite a oferta e não escreva nenhum livro'. Senti-me pressionado e, no início, escrevi livros sobre outros temas. Só alguns anos mais tarde escrevi 'Confissões de um Assassino Econômico', o meu livro mais conhecido", explicou ele à Sputnik.
Perkins agora revela que as motivações das grandes empresas e multinacionais são seus próprios interesses e que essas empresas ignoram as consequências de suas ações.
"O mundo está preso em um sistema econômico e em uma guerra permanente que o ameaçam", advertiu ele.

Por que novas corvetas russas são consideradas como assassinos de porta-aviões?

A Rússia acaba de lançar à água uma nova corveta de mísseis do projeto Karakurt (viúva-negra-mediterrânica). Quais são as vantagens dessas pequenas "aranhas" furtivas que, de acordo com a OTAN, representam uma ameaça real para os grandes navios ocidentais?
As corvetas de mísseis furtivas do projeto 22800 Karakurt, uma das quais, com o nome de Taifun, foi lançada à água na sexta (24) em São-Petersburgo, possuem a velocidade de um destróier, o poder de fogo de um cruzador e a furtividade de um submarino, indica a mídia russa.
Os novos navios incialmente surgiram para proteger as zonas costeiras, mas os seus predecessores do projeto 21631 Buyan-M (as corvetas Uglich, Grad Sviyazhsk e Veliky Ustyug) mostraram que o seu potencial é ainda maior. Eles destruíram posições do Daesh na Síria com mísseis de cruzeiro Kalibr-NK a uma distância de 2,5 mil km.
O sucesso destes ataques forçou a OTAN a reconhecer que estas corvetas de mísseis são mesmo capazes de destruir navios de guerra grandes.
​No entanto, os engenheiros militares russos encontraram várias possibilidades para melhorar as capacidades destes navios. As corvetas polivalentes do projeto Karakurt possuem uma autonomia de 15 dias, o que é 50% mais do que a dos navios do projeto Buyan-M e permite realizar missões de longa duração.
Além disso, os cascos do Taifun e Uragan, primeiro navio da classe Karakurt lançado à agua em julho de 2016, foram produzidos com o uso de tecnologias furtivas. Estas duas embarcações de 65 metros de comprimento e apenas 10 metros de boca são alvos difíceis de seguir mesmo para os melhores mísseis antinavio ocidentais.
As duas corvetas novas possuem uma proteção melhor contra ataques aéreos. Elas são dotadas de canhões antiaéreos AK-630M. A corveta Shtorm e outros navios do projeto, que estão agora em construção, vão ser armados com uma versão naval do sistema antiaéreo Pantsir-M capaz de atacar quatro alvos em simultâneo. Os canhões duplos de seis tubos do Pantisr-M podem realizar mais de 10 mil disparos por minuto e seus mísseis 57E6E podem abater alvos aéreos e mísseis antinavio a uma distância de até 20 km.
Mas os sistemas de lançamento de mísseis antinavio P-800 Onyx e de mísseis universais Kalibr-NK, destinados a destruir alvos terrestres, são as armas principais das novas corvetas do projeto Karakurt. Os navios Buyan-M são dotados só de mísseis Kalibr.
Os Karakurt provam ser muito eficazes em formação naval. Três navios desta classe podem lançar 24 mísseis de precisão Kalibr, cada um com uma ogiva de 400 kg, enquanto um cruzador norte-americano da classe Ticonderoga lança 26 mísseis de cruzeiro Tomahawk com o mesmo alcance operacional. Além disso, um cruzador norte-americano desta classe custa um bilhão de dólares, um custo suficiente para construir 30 corvetas russas.
Os lançamentos de mísseis permitem localizar os navios, mas as corvetas Karakurt podem rapidamente alterar a sua posição se movendo a uma velocidade de 30 nós, o que permite evitar um ataque do inimigo.
O The National Interest já notava em 2015 que "o ataque de uma corveta com 8 mísseis Kalibr-NK é mais maciço do que o da fragata da Marinha norte-americana Oliver Hazard Perry e o navio russo possui uma capacidade de ataque maior do que qualquer navio costeiro norte-americano".
​Espera-se que as corvetas Taifun e Uragan sejam entregues à Marinha da Rússia em 2018. Os 6 outros navios de guerra desta classe estão agora em construção.

Vale apenas lembra da joint -venture

Oprimeiro sátelite geoestacionário brasileiro foi lançado ao espaço com sucesso por volta das 19:00 desta quinta-feira, 4 de maio, do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Segundo a assessoria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a janela de lançamento começava às 17:15 (horário de Brasília) e ia até às 20:20.
Acompanharam todo o processo engenheiros da Visiona, empresa responsável pelo projeto, que absorveram tecnologia na França durante a construção do satélite. A joint-venture entre Embraer e Telebras foi criada para estimular o setor espacial do país. “Já podemos construir satélites de menor porte”, diz Eduardo Bonini, presidente da Visiona.
Pago por dois ministérios, o satélite Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) dará autonomia às Forças Armadas, fornecendo um canal de comunicação autônomo e totalmente operado no Brasil. Atualmente, os militares precisam alugar o serviço de satélites de outros países.
O SGDC também é parte essencial do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), criado em 2010 pelo governo federal com a missão de universalizar o acesso à internet de alta velocidade no Brasil. Grande parte da sinal do satélite geoestacionário servirá a este fim, levando internet banda larga a comunidades desconectadas nos cantos mais remotos do país.
É DO BRASIL
Conheça as dimensões do SGDC e entenda como ele funciona
Órbita geoestacionária
É uma espécie de cinturão com mais de 400 satélites cujas órbitas acompanham a rotação da Terra. Por isso, o SGDC estará sempre no mesmo ponto do céu para observadores na superfície, fornecendo comunicação ininterrupta com o território brasileiro e o Oceano Atlântico.
Banda Ka (internet banda larga): 75%
Banda X (comunicação Forças Armadas): 25%
Painéis solares
Geração de 12 kW de energia abasteceria 50 casas populares
Antenas de comunicação
Transmitem o sinal de banda larga e militar para as bases terrestres
Radiadores
Painéis espelhados nas laterais mantêm temperatura interna ideal
Ficha Técnica
Custo - R$ 2,7 bilhões
Ministérios - Defesa e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Massa - 5.781 kg
Altitude - 36.000 km
Velocidade - 10.000 km/h
Vida útil - 18 anos
EM SOLO NACIONAL
Cinco cidades integram o sistema
Brasília (principal)
Antena de 18 metros e centro de controle ficam localizados em base da Aeronáutica
Rio de Janeiro (secundário)
Prestará assistência ao centro de Brasília e, se preciso, poderá controlar o satélite
Florianópolis, Salvador e Campo Grande
Estações de menor porte para retransmitir o sinal recebido e interligar todo o sistema
Fonte: Visiona

Opinião: ‘Itália pode ajudar o Brasil a construir satélites’

Brasil e Itália escreveram um novo capítulo nas suas relações políticas e comerciais ao longo da semana no âmbito da cooperação espacial. O especialista em armamento e defesa Pedro Paulo Resende falou com exclusividade à Sputnik Brasil sobre a possível cooperação da Itália no âmbito do programa espacial brasileiro.

Na quarta-feira, 22 de novembro, durante o encontro Seminário de Amizade, realizado na Câmara dos Deputados, o Brasil convidou a Itália para participar do programa espacial brasileiro.

O especialista em questões de armamento e defesa, o jornalista Pedro Paulo Rezende disse em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil que a cooperação italiana no programa espacial brasileiro poderia se dar no âmbito da construção de satélites geoestacionários.
“O Brasil pretende construir três satélites geoestacionários. Nós já temos um em órbita, basicamente de tecnologia francesa, e o governo brasileiro vem fazendo convites a vários países para resultar em propostas que atendam às nossas necessidades relacionadas à pesquisa espacial. Esses satélites geoestacionários são dedicados 50% à utilização para uso militar e 50% para uso civil”, afirmou. 
São chamados de geoestacionários os satélites que se encontram aparentemente parados em relação a um ponto fixo sobre a Terra. Esse ponto fixo ocorre, geralmente, sobre a Linha do Equador. Como são posicionados sempre sobre o mesmo ponto da Terra, os satélites geoestacionários são utilizados para comunicações e para observação de regiões específicas do planeta. 
De acordo com Pedro Paulo Rezende, o Brasil vem procurando ampliar a cooperação espacial com diversos países além da Itália.
Há alguns dias, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve em Washington conversando com responsáveis pelo setor aeroespacial dos Estados Unidos. E como o Brasil está estendendo este chamado a vários outros países, não me surpreenderei se os próximos convidados forem Rússia e China. Então, é bem provável que outros país es entrem nessa disputa”, declarou. 
Além disso, foi destacado que há negociações entre Brasil e Itália para modernização de blindados e para as operações do avião militar AMX construído em conjunto pelos dois países. Além disso, a Itália está participando de licitação internacional para construção de quatro corvetas para a Marinha do Brasil.
A Sputnik Brasil também procurou a Agência Espacial Brasileira para se manifestar sobre o convite à Itália para participar do programa espacial brasileiro mas, até o momento do fechamento desta matéria, a AEB ainda não havia designado representante para prestar as informações solicitadas.



Nota Snb ..bom dia caro leitor com esta eu não esperava se o brasil gastou bilhós  para fabricar um satélite de tecnologia francesa   geoestacionários  .porque  vai fazer esta parceria com a Itália   sendo que foi passada toda a tecnologia do satélite para a EMBRAER e a  Acompanharam todo o processo engenheiros da Visiona, empresa responsável pelo projeto, que absorveram tecnologia na França durante a construção do satélite. A joint-venture entre Embraer e Telebras foi criada para estimular o setor espacial do país. “Já podemos construir satélites de menor porte”, diz Eduardo Bonini, presidente da Visiona.
Tem coisa errada ai vamos ficar atentos 

O mais mortífero': mídia estrangeira fala do submarino russo mais recente

A mídia estrangeira publicou matérias sobre o novo submarino russo Knyaz Vladimir que foi lançado à agua recentemente.
Daily Mail, por exemplo, chamou o submarino de "o mais mortífero no mundo". O jornal destaca que submarino está equipado com 20 mísseis (na verdade são 16) balísticos intercontinentais R-30 Bulava que dispõem de ogivas múltiplas de 150 quilotons cada uma. O submarino pode lançar misseis à distância de até 9,3 mil km. Para além disso, o submarino pode navegar à profundidade de quase 400 m, o que o torna quase invisível para os radares.
Destaca-se ainda que o concorrente americano do Knyaz Vladimir, o submarino Ohio, porta 24 mísseis Trident II com menos alcance e o próprio submarino tem menor capacidade de imersão.
Os artigos da mídia são acompanhados com comentários contraditórios.
Parece que eles estão anos mais à frente quando se trata destas coisas", escreve o Solution.

A maioria das armas russas é velharia que vai se desfazer até ao café da manhã. Não importa o que dizem os vossos líderes. A Rússia não é uma superpotência e a OTAN, graças aos EUA, esmagaria facilmente essa velharia", comentou BetterDeadThanRed.
Outros destacaram a liderança da Rússia no desenvolvimento de armas e sublinharam que é muito importante cooperar com Moscou.
Knyaz Vladimir é o quarto submarino do projeto 955 Borei. O submarino entrará em serviço da Frota do Norte já em 2018.