SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 29 de outubro de 2017

"Isso nunca aceitaremos!", James Mattis

Coreia do Norte treina evacuação em massa, se preparando para uma guerra

As autoridades norte-coreanas realizaram exercícios de evacuação em massa nas cidades de quase todo o país, em uma possível "preparação para uma guerra", informa o portal norte-americano de análise NK News.

De acordo com a informação disponível, os simulacros teriam tido lugar ao longo desta semana, mas não foram realizados em Pyongyang, na capital, possivelmente para não chamar a atenção da comunidade internacional.
Além disso, a publicação relata que, no âmbito desses exercícios, também foram realizadas manobras de corte de energia, em que cidades inteiras apagaram todas as luzes durante a noite, com o fim de provocar a desorientação "do inimigo".
"Não estou surpreso, devem perceber o quão grave é a situação atual", assinalaram fontes citadas pelo NK News, que acrescentou que a última vez que o país levou a cabo exercícios semelhantes foi em 2003.
A notícia sobre estes exercícios aparece em meio à crescente escalada de tensão entre a Coreia do Norte e os EUA. O conflito entre Pyongyang e Washington aumentou depois das manobras conjuntas da Coreia do Sul e EUA, que visaram treinar um ataque contra a Coreia do Norte em caso de guerra. A Coreia do Norte se sentiu ameaçada e passou a aumentar seu potencial de mísseis e nuclear.
Neste sábado, o secretário de Defesa norte-americano, James Mattis, advertiu Pyongyang de que "qualquer ataque contra os Estados Unidos ou nossos aliados, e qualquer uso de armas nucleares por parte da Coreia do Norte, terá uma resposta militar massiva".

Tudo o que é preciso saber sobre porta-aviões dos EUA que se encontram no Pacífico

Em meio às tensões com a Coreia do Norte, os EUA anunciaram em 25 de outubro o envio de um terceiro porta-aviões, o USS Nimitz, para o Pacífico. Daniel Brown analisa as características e o armamento dos navios em seu artigo para o Business Insider.
O USS Nimitz vai se juntar a outros dois porta-aviões da mesma classe, o USS Ronald Reagan e USS Theodore Roosevelt.
O porta-aviões USS Nimitz, o mais antigo dos EUA, entrou em serviço em 1975, enquanto o USS Roosevelt entrou em 1986 e o USS Ronald Reagan, em 2003, observa o autor.
Cada porta-aviões tem um comprimento total de 333 m, uma boca de 41 m na linha de flutuação, sendo a largura da pista de decolagem de cerca de 77 m.
Além disso, cada navio dispõe de dois reatores nucleares que impulsionam quatro eixos e respectivas hélices, produzindo uma velocidade máxima de cerca de 30 nós (54 km/h).
Os porta-aviões da classe Nimitz têm a bordo uma Ala Aérea Embarcada, que geralmente consiste em nove esquadrões e cinco tipos diferentes de aeronaves:
Quatro esquadrões de diferentes variantes de caças bombardeiros F / A-18 Hornet e Super Hornet;
F / A-18 Hornet pousando na plataforma do USS Ronald Reagan
© REUTERS/ KIM HONG-JI
F / A-18 Hornet pousando na plataforma do USS Ronald Reagan
Um esquadrão de aviões de alerta precoce E-2C Hawkeyes;
E-2C Hawkeye pousando em um porta-aviões dos EUA (foto de arquivo)
© AP PHOTO/ MARKUS SCHREIBER
E-2C Hawkeye pousando em um porta-aviões dos EUA (foto de arquivo)
Um esquadrão de aviões de guerra eletrônica EA-18G Growlers;
Avião EA-18G Growler
© AP PHOTO/ BEN MARGOT
Avião EA-18G Growler
Um esquadrão de aviões de carga de apoio logístico C2-A Greyhounds;
Avião C-2A Greyhound (foto de arquivo)
Avião C-2A Greyhound (foto de arquivo)
Dois esquadrões de helicópteros Seahawk.
Avião SH-60 Seahawk
© AFP 2017/ LEILA GORCHEV
Avião SH-60 Seahawk
As únicas armas ofensivas reais a bordo dos porta-aviões são os aviões, mas também existem duas armas defensivas principais, explica o colunista.
Trata-se do sistema antimíssil de curto alcance Sea Sparrow da OTAN, que dispara mísseis RIM-7M.
Além disso, os navios são equipados com o sistema de armas de proximidade Phalanx, composto por um canhão rotativo M61 Vulcan de 20 mm.
Os porta-aviões se deslocam frequentemente em grupos navais compostos por, pelo menos, um cruzador, de 6 a 10 destróiers e/ou fragatas e uma Ala Aérea Embarcada.
O USS Nimitz, o USS Roosevelt e o USS Reagan são também acompanhados por um grupo naval no Pacífico.A última vez que os três porta-aviões estiveram juntos neste oceano foi em junho. Então, o comandante norte-americano Ron Flanders disse que era bastante incomum ter os três navios de uma só vez no Pacífico, lembra o autor.
O Pentágono também declarou recentemente que os navios "não enfrentam nenhuma ameaça em particular". Flanders acrescentou que a visita do Nimitz havia sido planejada há meses, porque este tinha que cruzar o Pacífico para chegar à sua base na estação naval de Bremerton, no estado de Washington.
Tendo sido questionado se o USS Nimitz se dirige diretamente para sua base ou se permaneceria no Pacífico por um determinado período de tempo, Flanders apenas respondeu que, quando o USS Nimitz navega através do Pacífico, está sob o comando da Sétima Frota dos EUA, conclui o jornalista do Business Insider.