SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 24 de outubro de 2017

‘Drones kamikaze’ da Turquia estão prontos para a ação



As séries turcas de “drones kamikaze”, um produto proeminente da indústria de defesa turca, estão se preparando para ir ao campo de batalha.
İsmail Demir, Subsecretário da Indústria de Defesa (SSM) e Presidente da Defense Technologies Engineering (STM), disse à Anadolu Agency que os “drones kamikaze”, desenvolvido pela STM e exibidospela primeira vez na 13ª Feira Internacional da Indústria da Defesa (IDEF) em maio, começaram a ser produzidos em massa.
Os drones suicidas, leves e muitas vezes operáveis ​​por um único soldado, são projetados para mergulhar em um alvo para detonar uma ogiva.
O desenvolvimento desses “novos soldados no céu turco” é um passo importante na tecnologia de combate da Turquia, bem como na habilidade operacional, que deverá ser amplamente utilizada em operações antiterroristas.
Os três modelos de drone, denominados com termos tradicionais da história da defesa turca, incluem o drone tático de asa fixa “ALPAGU” e dois drones de ataque de asas rotativas “KARGU” e “TOGAN”.
O Exército Turco planeja usar o TOGAN como seu primeiro drone de inteligência autônoma, em conjunto com os “drones kamikaze” KARGU e ALPAGU para realizar “operações multi-drone”.
O ALPAGU, com peso de 3,7 kg, pode ser operado por um único soldado dentro de um alcance de cinco quilômetros, realizando ataques de precisão autônomos contra alvos móveis durante o dia ou a noite.
O KARGU, 6,3 quilos, cumpre tarefas semelhantes às do ALPAGU, mas tem a diferença estrutural de asas rotativas.
O TOGAN, 7,5 quilogramas, é útil para missões de exploração e vigilância e pode detectar e classificar automaticamente ameaças móveis ou estacionárias e executar tarefas de voo sem a necessidade de um operador.
Desde setembro de 2016, o primeiro veículo aéreo não tripulado (UAV) da Turquia, Bayraktar TB2, desempenhou um papel importante nas operações antiterroristas.
Para atingir os objetivos da visão da Turquia em 2023 em relação aos sistemas nacionais de defesa, as empresas estão preparadas para lançar UAVs mais avançados. Atualmente, cerca de 10 a 15 UAV servem em zonas terroristas, com 30 UAVs Bayraktar continuando a operar no inventário da TSK e da Direção Geral de Segurança.
FONTE: Daily Sabath

S-300, S-400 e S-500 da Rússia vs. F-35 e F-22 da América: Quem ganha?

S-500 "Prometheus"

Batalha do século: F-22 vs Su-57, qual tem mais chances de vencer?

Ambos os aviões de combate possuem características e armamento que lhes dão vantagem em certas áreas, informa o RT.
O aumento de tensões entre os EUA e a OTAN por um lado e a Rússia por outro, provoca uma questão sobre como seria um combate entre o caça estadunidense da quinta geração F-22 Raptor e seu homólogo russo Su-57 (PAK-FA), se questiona o The National Interest, citado pelo RT.
De acordo com a publicação, a característica fundamental do F-22 é o uso máximo da tecnologia sigilosa, que o torna "invisível" para o radar inimigo. Ao mesmo tempo destaca a alta manobrabilidade deste caça e a excelente visibilidade a partir da cabine do piloto: uma combinação que permite detectar as ameaças de alcance visual e reagir rapidamente. 
O F-22 alcança uma velocidade de Mach 1.4 (1,5 mil km/h) e é equipado com um radar que permite classificar as ameaças antes que o inimigo o detecte. O Raptor pode utilizar um míssil aéreo AIM-9M/X de curto alcance e ao mesmo tempo mísseis aéreos com o alcance de até 104 km guiados por radares.
Caça norte-americano F-22
© AFP 2017/ STEVEN R. SCHAEFER
Caça norte-americano F-22
Além do mais, a aeronave pode transportar as bombas de queda livre JDAM guiadas por satélite ou 4 tanques de combustível com cerca de 2,2 mil litros. O F-22 também possui uma metralhadora automática rotativa M61A2 de seis canhões de 20 mm com a munição suficiente para aproximadamente 5 segundos de disparo contínuo.
Su-57
Embora muitos detalhes do Su-57 permaneçam desconhecidos, o The National Interestinforma que o caça russo da quinta geração difere significativamente do F-22. Se o Raptor se destaca em manobrabilidade e sigilo, o Su-57 se destaca pela velocidade. "O caça russo é muito mais manobrável em velocidades supersônicas do que qualquer outro avião", enfatiza o The National Interest. 
Sukhoi PAK FA T-50
© SPUTNIK/ MAXIM BLINOV
Sukhoi PAK FA T-50
O T-50 pode ultrapassar a velocidade de Mach 1,5 (1,6 mil km/h) e graças ao seu radar Belka, seus sistemas eletrônicos e dispositivos eletro-ópticos são capazes de detectar aviões "invisíveis" e atacá-los com misseis guiados por infravermelhos.  
A publicação afirma que o caça russo possui 2 grandes compartimentos, cada um dos quais pode ser dotado de 4 mísseis guiados por um radar que podem atacar alvos a uma distância de até 160 km. Além do mais, o caça é dotado de mísseis guiados por infravermelhos de curto alcance K-74M2.
De acordo com o The National Interest, tanto o caça dos EUA como o russo possuem van
tagens em diferentes categorias. "As características e o armamento do Su-57 permitem que ele detecte e elimine as ameaças a longas distâncias. Sua velocidade o permite responder rapidamente às ameaças ou recuar rapidamente em uma batalha onde estiver em desvantagem. Além do mais, a combinação de manobrabilidade e sua capacidade de busca por infravermelhos o fazem um oponente letal", acrescentou o autor do The National Interest. 
Quem seria vencedor?
O F-22 por outro lado, se concentra no sigilo e na manobrabilidade e também pode detectar os adversários a longas distâncias e sempre que detecta o radar inimigo, monta uma emboscada, antes que o inimigo perceba que se encontra na mira. 
"É difícil saber quem prevalecerá, já que não sabemos a manobrabilidade do Su-57, mas o seu sistema de busca e rastreamento por infravermelho é algo que o caça 'invisível' norte-americano não possui e esta é a grande vantagem de combate da aeronave russa", adiantou a publicação. 
A edição destaca que se um dia o F-22 e o Su-57 se enfrentarem em um combate, será a "batalha do século e o mundo estará em grande perigo".

Mísseis intercontinentais dos EUA podem atingir Pyongyang mais rápido do que você imagina

Muito se fala do avanço da Coreia do Norte no desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs, na sigla em inglês). Mas poucos sabem o quão rápido dos Estados Unidos poderia lançar os seus mísseis de longa distância contra Pyongyang.
Parte dessa curiosidade foi esclarecida na última segunda-feira pelo ministro da Defesa sul-coreano, Song Young-moo. Ele respondeu a perguntas sobre a possibilidade dos EUA enviarem a Seul "armas nucleares táticas", dizendo que não considera necessário hoje.
De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, Song destacou que os EUA têm ICBMs no Estado de Montana que podem chegar a Pyongyang em cerca de meia hora – embora o ministro não tenha mencionado, tais mísseis poderiam levar cargas nucleares.
Além disso, as aeronaves de bombardeiro e os aviões de combate avançados estacionados em Guam ou no Japão também podem ser mobilizados rapidamente em caso de emergência. Song ainda mencionou que Seul segue estudando a opção de adquirir submarinos nucleares.
Essas e outras estratégias serão discutidas entre Song e o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, que desembarca na Coreia do Sul nesta sexta-feira. Os dois representantes poderão usar uniformes militares como estratégia de alerta para Pyongyang – o tema ainda está sendo debatido entre as duas delegações.
Uma primeira conversa entre os dois aconteceu na segunda-feira, nas conversações trilaterais realizadas com o ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera. Os três países irão iniciar em breve uma nova série de exercícios militares na região.
A empresa russa de segurança cibernética Kaspersky Lab emitiu uma declaração sobre as recentes alegações feitas pelo governo dos EUA, acusando a empresa de espionagem.

A Kaspersky Lab anunciou que vai seu código-fonte para uma revisão independente dentro de uma nova política de transparência de informações para garantir a confiança de seus clientes, informou a empresa nesta segunda-feira em um comunicado.

A Kaspersky Lab está anunciando o lançamento de sua Iniciativa de Transparência Global como parte de seu compromisso contínuo de proteger os clientes contra ameaças cibernéticas, independentemente de sua origem ou finalidade. Como parte da iniciativa, a empresa pretende fornecer o código-fonte do seu software — incluindo atualizações de software e atualizações de regras de detecção de ameaças — para revisão e avaliação independentes ", a declaração é lida.

A empresa de segurança cibernética planeja contratar uma empresa reconhecida internacionalmente para revisar o código-fonte da Kaspersky Lab a partir do primeiro trimestre de 2018. Três centros de transparência serão instalados até 2020 nos Estados Unidos, Europa e Ásia, o primeiro a abrir suas portas já em 2018, a declaração acrescenta.
A revisão do processo interno visa verificar a "integridade de nossas soluções e processos", especificou a Kaspersky Lab. A empresa também prometeu aumentar sua recompensa por relatar um erro de código até US $ 100.000.
O anúncio ocorre semanas depois que a Secretária de Segurança Interna dos EUA, Elaine Duke, ordenou que todos os departamentos e agências federais do país deixassem de usar os produtos da Kaspersky Lab nos próximos 90 dias, dizendo que os produtos da empresa supostamente representavam uma ameaça à segurança.
O CEO da Kaspersky Lab, Eugene Kaspersky, refutou todas as alegações divulgadas pelos meios de comunicação sobre o envolvimento da empresa de segurança cibernética russa em espionar os usuários dos EUA através de seus produtos, chamando tais alegações infundadas e paranoicas.
A Kaspersky Lab é uma das maiores empresas privadas de segurança cibernética do mundo, que atua no campo desde 1997. As tecnologias da empresa protegem mais de 400 milhões de usuários e 270 mil clientes corporativos. A Kaspersky Lab trabalha em quase 200 países e territórios e possui 37 sedes em 32 países.

Por que sistemas Iskander-M russos são tão perigosos para seus inimigos? (VÍDEO

O Iskander-M é um sistema sem precedentes que pode deter um ataque em grande escala do inimigo e que, segundo opinam de especialistas militares "não tem análogos no mundo".

Em 23 de outubro, as Forças Armadas da Rússia realizaram vários lançamentos de mísseis a partir dos sistemas táticos Iskander-M.
Na região russa de Oremburgo, os militares russos realizaram um ataque massivo contra o inimigo virtual e destruíram um posto de comunicações terrestre e uma fábrica que produz explosivos, informa o canal de televisão Zvezda.
Mas o momento mais interessante destas manobras é que o sistema Iskander-M precisa de apenas alguns minutos para ser completamente preparado para combate.
Os treinamentos táticos foram efetuados com a participação de 500 militares e 60 unidades de material bélico.
O Iskander é um sistema operacional-táctico designado para destruir os sistemas de defesa antiaéreo e antimíssil, bem como as principais instalações que os protegem.

Planilha mostra R$ 1 milhão que teria sido pago pela JBS a Temer, diz revista

O presidente Michel Temer (PMDB) teria recebido um repasse de R$ 1 milhão em setembro de 2014, conforme aponta uma planilha detalhada que foi apreendida na sede da JBS, em São Paulo, de acordo com informações publicadas nesta segunda-feira pela revista Época.
De acordo com a publicação, a planilha até então desconhecida dos investigadores apontaria a existência de uma conta-corrente aberta especificamente para o pagamento de partidos e políticos. No total, 64 nomes são mencionados, um deles supostamente sendo o de Temer.
O atual presidente da República teria recebido um "crédito" de R$ 1 milhão no dia 2 de setembro de 2014, segundo anotações da planilha publicadas pela Época. O documento estava em uma das pastas do empresário Wesley Batista, um dos donos da JBS, apreendida em 11 de maio deste ano.
Transações como essa já haviam sido relatadas pelos irmão Joesley e Wesley Batista e pelo executivo da JBS, Ricardo Saud, em suas delações premiadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) – homologadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A revista mencionou que a conta-corrente citada na planilha teria recebido um aporte total de R$ 56 milhões, e que a origem do dinheiro seria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No trecho do documento publicado pela Época, aparecem ainda nomes que seriam de políticos tanto da base de Temer quanto da oposição.

Cientista: na Terra há pessoas com implantes extraterrestres

Erich von Daniken, famoso cientista suíço e autor da hipótese de que o homem primitivo foi visitado por seres extraterrestres, falou com a Sputnik Alemanha sobre a sua teoria da influência dos extraterrestres na origem da humanidade.
Von Daniken é um escritor prolífico, cujos livros chegaram aos milhões de exemplares vendidos e foram traduzidos para dezenas de idiomas. Entre as suas obras está o famoso livro "Eram os Deuses Astronautas?", publicado pela primeira vez em 1968.
Em entrevista com à Sputnik Alemanha, Von Daniken contou mais detalhes sobre sua teoria, que postula que seres alienígenas desempenharam um papel importante na origem e desenvolvimento da humanidade e falou sobre o interesse dos serviços da segurança governamentais pelas suas pesquisas.
A teoria de Von Daniken sugere que, há muitos milhares de anos atrás, a Terra foi visitada pelos extraterrestres. Nossos antepassados da Idade da Pedra não entendiam o que se passava e acreditaram erradamente que esses seres extraterrestres eras deuses, que, segundo o cientista, não existem.
Os chamados 'deuses' estudaram algumas tribos, aprenderam algumas línguas, deram alguns conselhos, e em algum momento eles se despediram e prometeram voltar no futuro distante", explicou o escritor.
Ao ser perguntado sobre quando os alienígenas volverão à Terra, o cientista declarou que ninguém o sabe, mas não deve ser excluída a possibilidade de eles já estarem aqui. Entretanto, Von Daniken sublinhou que "esse é um tema distinto".
Comentando as acusações de muitas pessoas de que suas teorias não são nada mais que invenções, Von Daniken disse que aceita as críticas. Entretanto, o cientista mencionou que, em seu campo profissional, ele sabe muito mais do que aqueles que o criticam. 
"Existem evidências inequívocas. O que resta é uma questão de interpretação de cada uma", disse ele.
Ao responder a pergunta sobre o interesse das organizações governamentais pelo seu trabalho, o cientista primeiro abordou o tema de abduções extraterrestres. Von Daniken disse que costumava rir do assunto até que conheceu o psiquiatra John E. Mack, professor da faculdade de medicina da Universidade de Harvard e vencedor do prêmio Pulitzer. Segundo Daniken, o professor lhe assegurou ter sido implantado com um dispositivo alienígena de observação.
"As pessoas com implantes realmente existem. Evidentemente, então a pergunta é: que eles podem ser? Alguém analisou isso? Sem dúvidas, eles analisaram. Quimicamente, fisicamente, mas não entendemos de que se trata", disse o escritor.
Von Daniken disse que as pessoas que trabalham para o governo queriam falar com ele para saber mais detalhes sobre os alienígenas.
"O governo quer saber se existe alguma ameaça potencial para a humanidade? Ou se tudo isso é uma tolice? Não tenho uma resposta.  Pessoalmente, eu ainda não vi OVNI algum e não falei com ninguém extraterrestre. Mas há pessoas com implantes extraterrestres", disse ele.
Von Daniken assegurou que, se um dia os extraterrestres voltarem à Terra, não é necessário se preocupar porque chegarão com intenções pacíficas.
"Isso será algo como um salto evolutivo que vem do exterior. Temos evolução, somos produtos da evolução, mas não unicamente dela. A Terra nunca foi um sistema fechado. As interferências externas sempre têm existido", concluiu Von Daniken.