SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Sob o radar: forças especiais da Coreia do Norte dominam ataques em parapente

De acordo com uma fonte militar da Coreia do Sul, parapentes poderiam ser usados para ataques surpresa noturnos contra instalações militares de Seul e Washington.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap declarou que as forças especiais da Coreia do Norte lançaram seus primeiros exercícios de penetração em parapentes para atacar postos de comando dos aliados.
Yonhap cita uma fonte da defesa sul-coreana que diz que os exercícios militares, que se realizaram nos meados de setembro, incluíram um ataque simulado ao comando das forças conjuntas dos EUA e Coreia do Sul com ajuda de parapentes.
A fonte expressou grande preocupação com os exercícios, se referindo ao parapente como algo que "pode ser útil em um ataque surpresa, como um drone", levando em conta o fato de o parapente voar a baixa altitude sem fazer ruído.
"Acho que as forças especiais da Coreia do Norte estão adotando métodos incríveis de penetração com recursos limitados", disse a fonte, expressando dúvidas de que os ataques noturnos dos parapentes norte-coreanos sejam detectados a tempo pelo exército sul-coreano.
Yonhap descreveu o parapente como um veículo leve e fácil de dirigir que pode ser transportado às costas dos soldados norte-coreanos para ataques surpresa.
A agência de notícias também citou outra fonte da defesa sul-coreana que disse que os exercícios norte-coreanos incitaram Seul e Washington a realizarem seus primeiros exercícios de defesa antiaérea nos finais de setembro.
A situação na península da Coreia se tem agravando nos últimos meses por causa de lançamentos de mísseis e testes nucleares por parte da Coreia do Norte, os quais violam as resoluções do Conselho da Segurança da ONU.

Mundo em suspense: será que Trump se decidirá a atacar Pyongyang primeiro?

O presidente dos EUA Donald Trump teve um encontro com uma série de conselheiros em segurança nacional para discutir todas as variantes possíveis no caso de agressão por parte da Coreia do Norte, informa o RT.
Donald Trump se encontrou com um grupo da Segurança Nacional para obter informação do secretário da Defesa dos EUA James Mattis e do chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA general Joseph Dunford. Durante o encontro foram discutidas todas as variantes de ações de resposta no caso de agressão por parte da Coreia do Norte sob qualquer forma ou de ações preventivas no caso de ameaça nuclear da Coreia do Norte em relação aos EUA e a seus aliados", diz o comunicado da Casa Branca citado pelo RT.
Anteriormente James Mattis exortara as tropas a estarem prontas para uma solução militar do problema da Coreia do Norte. 
A declaração de James Mattis surge após uma série de publicações do presidente dos EUA, Donald Trump, em seu Twitter, na semana passada, sugerindo que Washington poderia estar considerando uma opção militar em relação à Coreia do Norte. Mais recentemente, o presidente dos EUA disse que "apenas uma coisa funcionará" no que diz respeito a Pyongyang, afirmando que as políticas de aplicadas à Coreia do Norte nos 25 anos não funcionaram.

Coreia do Norte está pronta a testar novo míssil intercontinental a qualquer momento

Estima-se que Pyongyang esteja pronta para lançar mais um míssil balístico ou realizar novo teste nuclear nos próximos dias.

A Coreia do Norte concluiu a elaboração de um novo modelo de míssil balístico intercontinental, informa o jornal japonês The Asahi Shimbun.
Segundo fontes estadunidenses, japonesas e sul-coreanas citadas pela mídia, a inteligência es
pacial detectou no fim de setembro a saída de um trem especial da plataforma militar de Pyongyang. Destaca-se que no mesmo lugar foram construídos mísseis de vários tipos em casos anteriores.
Estima-se que o trem tenha transferido um novo míssil, que tem semelhanças com o modelo do míssil intercontinental Hwasong-14 de duas etapas, mas é significativamente maior. Os especialistas sugerem que se trata de um modelo modernizado de três etapas, aparentemente o Hwasong-13. No entanto, suas características mais precisas ainda não foram determinadas
Washington, Seul e Tóquio acham que Pyongyang pode lançar um novo míssil balístico ou realizar mais um teste nuclear no futuro próximo. Segundo o The Asahi Shimbun, isso pode acontecer durante a XIX sessão do Partido Comunista da China, marcada para 18 de outubro. Além disso, é possível que o teste possa ser efetuado durante os exercícios conjuntos da Coreia do Sul e Estados Unidos, nos quais participa o grupo de ataque e o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan.
Nos últimos meses a Coreia do Norte realizou uma série de testes de mísseis e um teste nuclear. No caso mais recente, em 15 de setembro, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico, que voou sobre o Japão antes de cair no Pacífico, cerca de 20 minutos após o lançamento.
As sanções, aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU em 11 de setembro em resposta ao teste nuclear da Coreia do Norte, proíbem o país de exportar produtos têxteis e limitam a quantidade de petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados que podem ser importados.
No entanto, as autoridades da Coreia do Norte indicaram que, apesar das sanções introduzidas pelos EUA e seus aliados, o país continuará desenvolvendo seu programa nuclear.