SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Primeiro satélite angolano será lançado de Baikonur em 7 de dezembro

Yevgeny Mikrin, diretor de designer da Corporação Energética de Míssil e Espaço, comunicou que o foguete transportador ucraniano Zenit levará ao espaço o satélite AngoSat-1, construído a pedido de Angola, do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, em 7 de dezembro.
O foguete transportador Zenit ucraniano levará ao espaço o satélite AngoSat-1, que foi construído a pedido de Angola, do cosmódromo Baikonur no Cazaquistão em 7 de dezembro, disse na segunda-feira (2) à Sputnik Yevgeny Mikrin, diretor de designer da Corporação Energética de Míssil e Espaço.
O lançamento do primeiro satélite angolano foi adiado muitas vezes. Inicialmente, planejava-se lançá-lo ao espaço neste verão – do hemisfério Norte, depois a data do lançamento foi remarcada para setembro, e posteriormente, para outubro, novembro e, finalmente, dezembro.
O lançamento do satélite AngoSat-1, construído pela Corporação Energética de Míssil e Espaço em conformidade com os interesses da República de Angola, está programado para o dia 7 de dezembro", disse Mikrin.
O projeto AngoSat-1 está sendo executado desde 2012. No âmbito do programa, foi construído um satélite equipado com transmissor; o próximo passo é enviá-lo para a órbita terrestre e ao mesmo tempo construir infraestrutura de comunicação na Terra.

Rússia recusa entregar chaves do 'sistema operativo' dos S-400 à Turquia

A parte russa se negou a proporcionar à Turquia o acesso ao "sistema operativo" dos sistemas de mísseis S-400 recentemente comprados pelo país otomano, informou uma fonte anônima ao jornal russo Gazeta.ru
Não vamos entregar à Turquia os códigos eletrônicos e 'recheio' dos S-400. Conforme o acordo, a manutenção técnica será realizada pela Rússia", explicou a fonte.
De acordo com ela, os sistemas operativos de fabricação russa também serão instalados pela parte russa.
A fonte frisou que os turcos "insistiram que lhes entregássemos as senhas e o controle [dos sistemas], contudo, nós recusamos fazê-lo".
Em 12 de setembro, a Rússia e Turquia firmaram um acordo para o fornecimento de sistemas S-400 Triumf. A Turquia explicou seu interesse por estes sistemas russos com a intenção de garantir sua segurança nacional. De acordo com o representante do Secretariado da Indústria de Defesa da Turquia (SSM, sigla em inglês), Ismail Demir, está previsto que o fornecimento se iniciará em dois anos.
A Turquia é o primeiro país da OTAN a comprar estes sistemas russos, o que causou, por sua vez, muita pressão sobre o país otomano por parte da OTAN.
Por sua vez, o chefe do estado-maior das Tropas de Mísseis Estratégicos russas, Viktor Esin, assegurou ao Gazeta.ru que a decisão de Moscou de limitar o acesso da Turquia aos sistemas eletrônicos dos S-400 "é uma prática normal".
Quando dois países firmam um acordo sobre o fornecimento de armas, o comprador não tem direito de desmontar estes sistemas por contra própria. Ele se compromete a não entregar os sistemas a terceiros, não os alterar e não os desmontar", detalhou ele.
Contudo, Esin não descartou a possibilidade de as tecnologias correrem risco de cair nas mãos da OTAN.
"Contudo, os segredos básicos serão protegidos. Os norte-americanos, que fornecem sistemas parecidos a outros países, também impõem este tipo de obrigações."
O sistema antiaéreo S-400 Triumf é capaz de abater objetivos aéreos de tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro de pequena dimensão e mísseis balísticos táticos e tático-operacionais. Tem um alcance de até 400 quilômetros e pode destruir alvos a altitude de até 30 quilômetros.
Atualmente, os S-400 estão instalados em todos as regiões militares da Rússia, além de protegerem a capital do país.