SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Irã testa com êxito seu foguete portador para aparatos espaciais

Nesta quinta-feira (27), Teerã realizou com sucesso lançamento do foguete portador Simorgh de produção própria, capaz de carregar cerca de 250 quilogramas de carga útil, informa o canal IRINN.
O Irã testou com êxito o foguete portador Simorgh que é capaz de lançar ao espaço satélite de 250 quilogramas a uma altitude de até 500 quilômetros, informa o IRINN.
De acordo com a mídia, o lançamento do foguete portador foi realizado para comemorar a inauguração do cosmódromo em homenagem ao imã Khomeini, o líder da Revolução Islâmica de 1979.
Todas as etapas de preparo, lançamento e de controle dos satélites serão efetuadas no cosmódromo, citado acima. De acordo com o canal, o Cosmódromo Imã Khomeini corresponde aos padrões modernos do ponto de vista da infraestrutura técnica.
Em 2010, o então presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad declarou que o Irã tinha intenções de enviar um homem ao espaço em 2014. 
Posteriormente, o ex-presidente explicou que o assunto foi discutido pelo governo e que finalmente foi decidido realizar tal lançamento em 2019, de acordo com o RT.