SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 8 de julho de 2017

Assassino silencioso: submarinos russos de 5ª geração vão torpedear inimigo sem ruído

Os submarinos russos de quinta geração vão conseguir lançar torpedos sem ruído graças aos sistemas de torpedos mais recentes que estão sendo desenvolvidos nas fábricas russas.

Os sistemas de torpedos utilizados hoje em dia lançam os torpedos com ar comprimido, enquanto a novidade vai permitir efetuar isso com uso de água sob pressão. Isso vai permitir realizar o tiro de modo silencioso em profundidades de até um quilômetro
Os torpedos russos atuais ficam submersos nos tubos de torpedos. Os marinheiros terão só que clicar no botão e a nossa bomba vai formar a pressão necessária para projetar o torpedo por sete metros, a essa distância de segurança ocorre a ativação do motor e o torpedo vai começar seguindo o alvo", comentou ao jornal Izvestia o diretor executivo da fábrica Lopastnye Gidravlichiskie Mashiny (LGM) Roman Pyhtin.
Os aparelhos vão utilizar uma turbobomba de empuxo com capacidade de 5 metros cúbicos de água por segundo. 

Sistema costeiro Bastion ataca alvos com mísseis supersônicos (VÍDEO)

O Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo que mostra o lançamento de mísseis supersônicos antinavio 3M55 Oniks a partir de um sistema costeiro 3K55P Bastion-P, situado no Extremo Oriente russo.

O lançamento foi realizado por uma divisão de mísseis da Frota do Pacífico que, para chegar a este lugar do litoral, teve que se deslocar 200 km a partir do local de sua implantação permanente, informa o Ministério da Defesa.
O Bastion pode ser desdobrado em terrenos não preparados. O que é muito bem demonstrado por este vídeo, já que o sistema está posicionado em uma praia de pedras de grande tamanho.
Após ser lançado, o míssil Oniks atacou um alvo naval situado a uma distância de mais de 150 quilômetros do Bastion.
Os mísseis Oniks já são utilizados pela Rússia na Síria para destruir alvos e instalações terroristas.

Laad 2017: Parte 1 Laad 2017: Parte 2!



Filme do SISFRON é exibido na LAAD Defence & Security 2017.

Tecnologia de Defesa na LAAD 2017

Míssil Mistral é lançado na Ilha da Marambaia


O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea (BtlCtaetatDAAe) realizou, nos dias 29 de maio e 19 de junho, respectivamente, o lançamento diurno e noturno do míssil superfície-ar “MSA Mistral”, na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro (RJ).
O míssil superfície-ar portátil é guiado por infravermelho, usado para a defesa aérea de curto alcance. O sistema pode receber câmera térmica para efetuar disparos noturnos. O tempo de engajamento, a partir da iniciação da sequência de disparo até o lançamento do míssil, é de menos de cinco segundos, sem designação prévia de alvo, e cerca de três segundos, se existe alerta.
O lançamento diurno, no dia 29 de maio, pontuou o término do Curso Especial de Defesa Antiárea, conduzido nas dependências do Batalhão, sob a orientação pedagógica do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O lançamento teve ainda o objetivo de adestrar os militares da Bateria de Artilharia Antiaérea do BtlCtaetatDAAe para o provimento da defesa antiaérea dos Grupamento de Operações de Fuzileiros Navais, uma das cinco grandes tarefas do Batalhão.
No dia 19 de junho, pela primeira vez na história do Corpo de Fuzileiros Navais, o MSA Mistral foi disparado em condições de visibilidade reduzida, as quais dificultam sobremaneira todos os procedimentos necessários para efetuar a operação. O lançamento teve como objetivo adestrar os militares em um ambiente que mais se assemelha a um possível combate real, onde fatores externos determinam com maior intensidade o sucesso da missão.
FONTE: Marinha do Brasil

Índia testa míssil antiaéreo QRSAM

A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO) da Índia testou o Quick Reaction Surface to Air Missile (QRSAM) com sucesso pelo ITR Chandipur, na Costa de Odisha às 11h30 desta manhã.
Todas as tecnologias e subsistemas incorporados no míssil tiveram um bom desempenho, atendendo a todos os requisitos da missão. Todos os radares, sistemas eletro-ópticos, sistemas de telemetria e outras estações rastrearam o míssil e monitoraram todos os parâmetros. O teste do míssil atingiu todos os objetivos.
O ministro da Defesa, Shri Arun Jaitley, parabenizou a DRDO pelo teste bem-sucedido do QRSAM e disse que é um marco importante no desenvolvimento autóctone de mísseis superfície-ar (SAM).

Marinha do Brasil fará inspeção técnicano HMS Ocean

noticiou que a Marinha do Brasil realizará uma inspeção técnica no porta-helicópteros de assalto anfíbio HMS Ocean, que será desativado pela Royal Navy no próximo ano e foi ofertado ao Brasil.
Segundo Roberto Lopes, o objetivo da inspeção técninca é concluir pela conveniência, ou não, de se comprar o navio, cujo preço foi avaliado em torno de 80 milhões de Euros.
Respondendo ao jornalista, a Marinha do Brasil enviou a seguinte nota:
Senhor jornalista,
Em atenção a sua solicitação, participo a Vossa Senhoria que, após a realização da visita inicial ao HMS “Ocean”, no mês de junho, está sendo planejada uma inspeção técnica, a ser realizada no mês de agosto, por uma equipe multidisciplinar, composta por 12 militares.
A realização dessa inspeção está condicionada a um parecer favorável da Alta Administração Naval, com base nos estudos preliminares ora conduzidos, considerando as informações coletadas desde o início de todo o processo. Na provável inspeção, é intenção que sejam realizados alguns testes operacionais nos sistemas e equipamentos de bordo, além de aprofundar os conhecimentos até então obtidos para concluir sobre a viabilidade de se prover uma adequada sustentação orçamentária e logística do navio, no Brasil.
O Ministro da Defesa está ciente de que o Reino Unido ofereceu o HMS “Ocean” para transferência ao Brasil. Os demais dados atinentes a uma possível futura aquisição serão levados ao Ministro após conhecidos e analisados os resultados das inspeções.
Atenciosamente,
FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA
Contra-Almirante
Diretor”