SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cientistas encerram o caso: é impossível haver vida na superfície marciana

A vida na superfície de Marte não pode existir devido a uma aliança incomum de dois "inimigos" da vida – a luz ultravioleta e elementos tóxicos. Mas o mais importante é que eles precisam de apenas 60 segundos para destruir qualquer micróbio, revela a investigação publicada no jornal Scientific Reports.

Levando em consideração essa descoberta, os cientistas Jennifer Wadsworth e Charles Cockell da Universidade de Edimburgo (Escócia) chegaram à conclusão que "a superfície de Marte se tornou ainda menos favorável para vida do que antes imaginávamos".
Em novembro de 2012, o diretor da missão Curiosity, John Grotzinge, declarou sobre "descoberta memorável", feita em Marte. Mas duas semanas depois, quando a declaração já era muito popular e já tinha provocado diversos rumores fantásticos, os planetológos da NASA revelaram que a descoberta se trata de percloratos — moléculas orgânicas primitivas no solo do Planeta Vermelho.
Assim, todas as esperanças de encontrar os primeiros traços de vida extraterrestre foram destruídas.
No jornal Scientific Reports, os cientistas explicam que quando a luz ultravioleta e percloratos se interagem, matam quaisquer micróbios. Por isso a vida não pode existir nem na superfície do planeta, nem no solo. Então, caso haja, é possível encontrar traços de vida somente em camadas profundas do solo, onde não penetre luz ultravioleta.
Além disso, a descoberta de percloratos significa que águas subterrâneas do planeta são compostas por substâncias tóxicas, excluindo, assim, a possibilidade de nascimento de qualquer organismo vivo nelas.Para provar tudo em prática, os cientistas criaram um solo totalmente semelhante ao de Marte e revelaram que micróbios podem se adaptar aos percloratos e mesmo existir juntos durante um período longo. Mas, quando adicionada luz vermelha, os micróbios desaparecem em 50 a 60 segundos.Os cientistas confirmaram que, em tais condições, a vida não pode existir, e se buscar quaisquer traços da vida passada em Marte, é melhor investigar lugares muito profundos.
No entanto, para aqueles que planejam se mudar para Marte há uma notícia positiva. Essa descoberta significa também que os cientistas podem ficar despreocupados quanto à contaminação da superfície marciana com micróbios terrestres. Mesmo se "animaizinhos" conseguissem sobreviver à viagem da Terra para Marte, a luz vermelha e percloratos os destruiriam de imediato.

China desenvolve propulsor que mudará para sempre tecnologia de submarinos

A Marinha do Exército de Libertação Popular chinês anunciou a criação de um propulsor elétrico sem análogos no mundo, segundo informou Dave Majumdar no seu artigo para o The National Interest.

O propulsor conta com um motor elétrico, em vez de um eixo de transmissão mecânico, o que o tornará muito mais silencioso do que qualquer sistema de propulsão de submarinos de última geração.Segundo explicou a especialista Minnie Chan, em seu artigo para o jornal chinês South China Morning Post, o novo propulsor possui um motor elétrico em forma de anel, que envolve o rotor para criar o impulso.
De acordo com os especialistas militares, os submarinos chineses equipados com este tipo de propulsor serão mais silenciosos, além disso, a nova tecnologia permitirá reduzir a cavitação (efeito hidrodinâmico que ocorre quando se criam cavidades de vapor dentro da água), o que também contribuirá para reduzir o nível de visibilidade do submarino.Este é um de nossos primeiros projetos de vanguarda que está sendo aplicado em submarinos chineses da próxima geração", segundo declarou em maio o contra-almirante da Marinha chinesa, Ma Weiming, citado pela South China Morning Post.
O militar também indicou que esta tecnologia tem vantagem sobre a dos EUA, "que também desenvolveram uma tecnologia semelhante".
Quanto à nova geração de submarinos chineses, provavelmente se trata das novas modificações dos submersíveis nucleares de ataque do tipo 095, assim como os submarinos de mísseis balísticos do tipo 096.A Marinha dos EUA usa a tecnologia de propulsão a jato de água em seus submarinos de ataque da classe Los Angeles, Seawolf e Virgínia. Além disso, está previsto instalar um motor de "hidrojet" nos submarinos nucleares e de mísseis da classe Columbia, que utilizarão a propulsão elétrica em combinação com um motor de ímã permanente.No entanto, o desenvolvimento de um sistema de propulsão de submarinos que não tenha eixo é o "Santo Graal", de acordo com os peritos militares norte-americanos. Assim, Bryan McGrath, da empresa FerryBridge Group, qualificou a tecnologia como uma parte da "máquina de propaganda da China". Além disso, afirmou que, se fosse verdade, "seria algo significativo" para a indústria submarina, mas disse que os submarinos chineses nunca poderão ultrapassar os americanos no que diz respeito às suas capacidades furtivas.
Em qualquer caso, o desenvolvimento pela China de um submarino equipado com um motor tão avançado é um evento significativo para a Marinha do país asiático. Não obstante, a frota submarina china ainda tem um longo caminho a percorrer, concluiu colunista do portal The National Interest.