SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 16 de junho de 2017

O veículo aéreo não tripulado russo, de tipo helicóptero, Voron 777-1Pequeno, mas valente: Rússia cria helicóptero de combate não tripulado

A Rússia criou o veículo aéreo não tripulado (VANT), de tipo helicóptero, Voron 777-1 destinado à guerra eletrônica e uso de armas de pequeno calibre, informa a Sputnik, citando uma fonte da indústria militar.

A Rússia criou o veículo aéreo não tripulado (VANT), de tipo helicóptero, Voron 777-1 destinado à guerra eletrônica e uso de armas de pequeno calibre, informa a Sputnik, citando uma fonte da indústria militar.O Voron 777-1 foi desenvolvido com base no modelo anterior, o Voron 700. Os veículos não tripulados da classe Voron já estão no serviço das Forças Armadas da Rússia, nomeadamente, no Serviço Federal de Segurança, para tarefas como inteligência e monitorização.
O novo modelo de VANT do tipo helicóptero foi desenvolvido pela construtora Iskatel do Instituto de Aviação de Moscou. O drone, capaz de transportar um sistema de guerra eletrônica, já passou em todos os testes. Espera-se que as primeiras entregas do VANT aos clientes interessados comecem em 2018-2019", disse o interlocutor da agência.
De acordo com o conhecido especialista russo na área de veículos não tripulados, Denis Fedutinov, a instalação de armas em tais veículos, inclusive ligeiros, é uma das tendências dos últimos anos.
Os pedidos, expressados diretamente ou não pelos clientes, fazem com que as empresas construtoras ofereçam variantes possíveis de tais sistemas, como mostram já muitos exemplos, não apenas nos EUA e Israel, mas em outros países, incluindo alguns bastante inesperados, como a Bielorrússia", acrescentou o especialista.
A unidade propulsora do Voron 777-1 é constituída por um motor de pistão com uma potência de cerca de 30 cavalos-vapor. O drone utiliza um rotor principal com pás em X. Essa tecnologia, patenteada pelo Instituto de Aviação de Moscou, permitiu melhorar a carga máxima do drone sem perder as elevadas capacidades de manobra, assegurando um baixo nível acústico.
O peso máximo à decolagem do VANT é de cerca de 90 quilogramas, incluindo uma carga útil de até 50 quilogramas.