SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 13 de maio de 2017

Conheça helicóptero russo que pode afundar qualquer navio inimigo (VÍDEO)

Após a missão no Mediterrâneo, o porta-aviões Admiral Kuznetsov embarcou dois helicópteros navais Kamov Ka-52K Katran. A sua utilização em condições de combate real foi um teste às suas capacidades.

O Katran, diferentemente de outros helicópteros básicos deste tipo, é dotado de asas dobráveis, o que permite carregar armamentos pesados. Ele pode transportar torpedos, granadas antissubmarino e mísseis de cruzeiro, capazes de destruir qualquer tipo de navios. 
O helicóptero é equipado com um visor a laser e um sistema de processamento de imagens Ohotnik (Caçador). Os elementos de guerra eletrônica inimigos não perturbam o funcionamento do seu radar Arbaleta. O sistema ótico Vitebsk protege o helicóptero dos mísseis dotados de ogivas infravermelhas. 
O helicóptero possui caraterísticas únicas, mas uma única missão não é bastante para perceber todas as particularidades do funcionamento, no clima marítimo, dos motores, dos diferentes elementos, da aviônica, dos sistemas de comando e dos armamentos. O trabalho do gabinete de estudos será prosseguido no quadro dos novos testes", declarou o diretor-geral adjunto do grupo Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia), Vladislav Saveliev.

'Deste vocês nunca ouviram falar': NI conta sobre temível 'radar voador' da Rússia

O avião do Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês) A-50 irá reforçar significativamente o grupo aéreo da Força Aeroespacial russa na Síria.

Esta aeronave garantirá também o controle do espaço aéreo do país, considera Tom Cooper, analista da revista The National Interest.
Anteriormente, a mídia, que havia publicado fotos via satélite da base aérea de Latakia, informou sobre a transferência de um "A-50 radar voador" para a Síria.
Tomando em conta o desenvolvimento da situação na Síria, o posicionamento deste avião é realmente justificado", opina jornalista.Segundo ele, o envio do A-50 para a zona de conflito foi a resposta ao ataque à base aérea de Shayrat realizado pelos EUA. O avião fornecerá aos militares russos todas as informações necessárias sobre lançamentos de mísseis no raio de funcionamento de seu radar. Tom Cooper acrescenta que este sistema melhorará a interação entre as componentes do grupo aéreo da Força Aeroespacial russa.
O autor do artigo aponta que para a Síria foi enviada a versão mais moderna do "radar voador" — o A-50U. O avião está equipado com o sistema de radar Shmel que pode detectar alvos à distância de 300 a 600 km.
A nova versão tem um sistema de comando do radar totalmente digital e um cockpit de conforto aumentado adaptado para patrulhas do espaço aéreo de longa duração. Além disso, o A-50U se distingue do seu antecessor por sua maior autonomia de voo.

O mais rápido e o mais silencioso: EUA apresentam novo submarino

O novo submarino representa uma "resposta" de Washington aos planos da Rússia de construir um submarino ainda mais comprido que os famosos Akula (Tubarão), segundo informou o correspondente da CBS, Don Dahler.

O novo submarino norte-americano será o mais rápido e, ao mesmo tempo, o mais silencioso da Marinha dos EUA. Os submarinos da classe Virginia são capazes de lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk, assim como realizar operações de desembarque submarinas de fuzileiros navais de forças especiais, os SEAL. Por suas características gerais, o novo submarino figura entre os equipamentos bélicos navais mais letais dos EUA.
Segundo declarou à mídia o capitão Brian Sittlow, "o oceano se está tornando um elemento cada vez mais crítico para a nossa segurança nacional e nossa capacidade de influenciar e proteger os nossos interesses vitais em todo o mundo".
O militar disse que Washington, para o desenvolvimento da sua indústria submarina, se foca principalmente no controle dos oceanos mundiais, e não na concorrência com a China ou a Rússia.
"O oceano ocupa 70% do globo terrestre. Mais de 80% do comércio mundial flui através dos oceanos", salientou Sittlow
Em um futuro próximo, os EUA planejam dobrar seu número de submarinos da classe Virginia. A cada ano são produzidos dois navios deste tipo, cada um com um custo de 2 milhões de dólares. Apesar de esse ser um preço bastante elevado, Sittlow assegura que "é o preço que temos que pagar pela capacidade que nos dão estes submarinos".
Estes navios avançados são propulsados por reatores nucleares e são capazes de obter oxigênio de forma autônoma e dessalinizar a água marinha. Segundo declarou à CBS o comandante Dan Reiss, os novos submarinos já não precisam de periscópios tradicionais, em vez disso, estão equipados com um avançado sistema de vigilância controlado por um "joystick". Além disso, as imagens obtidas podem ser observadas por toda a tripulação.
Os futuros tripulantes do navio têm que passar por treinamento em um simulador virtual, assim como fazer exercícios em uma torre de 12 metros, cheia com 300.000 litros de água, em que praticam como escapar do navio em caso de acidente.
O comandante Sittlow acredita que "nenhum país do mundo pode influenciar a Marinha dos EUA".
Em 31 de março, na Rússia foi lançado o novo submarino nuclear de quarta geração Kazan, construído segundo o projeto aperfeiçoado Yasen-M. O poderoso submarino russo é capaz de lançar ataques de torpedos e mísseis contra alvos navais e destruir alvos em terra com mísseis de cruzeiro de vários tipos. Atualmente, é um concorrente direto dos submarinos norte-americanos.

Na rota das Malvinas: Por que o Brasil deixa pousarem aviões britânicos?

Embora tenha apresentado protestos ao Brasil por haver permitido o pouso de aviões militares do Reino Unido em trânsito de e para as Ilhas Malvinas, a Argentina parece ter aceitado as explicações do Governo brasileiro para essa autorização.

Os fatos foram questionados pela ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, junto a Brasília. Segundo a chanceler, há um compromisso de todos os países do Mercosul e da Unasul de não permitir que navios e aviões militares na rota das Malvinas utilizem portos e aeroportos como escala.
Para Roberto Godoy, especialista em assuntos militares, na realidade não existe um compromisso formal desses países (do Mercosul e da Unasul) com os argentinos, mas, sim, um acordo de modo a demonstrar a solidariedade dos países da América do Sul com a Argentina pelo fato de ela ter perdido a soberania das Malvinas para o Reino Unido durante o conflito militar de 1982, em que o Reino Unido levou a melhor e assumiu de vez a soberania sobre as Ilhas Falkland (ou Malvinas) para os britânicos.
Portanto, para Roberto Godoy, o Brasil não cometeu qualquer transgressão ou qualquer violação ao acordo ao permitir o reabastecimento dos cargueiros britânicos em solo brasileiro:Os aviões do Reino Unido que eventualmente tenham feito escalas aqui [no Brasil] são aviões cargueiros transportando víveres e coisas do gênero. São cargueiros Hércules C-130, com capacidade para transportar 20 (ou um pouco mais) toneladas de carga, e os pousos que fazem aqui são por uma razão universal, razões humanitárias. Normalmente, os pilotos desses aviões se declaram em pane seca, ou seja, com pouquíssimo ou quase nenhum combustível para seguir viagem. Eles então pedem autorização para pousar, e quando pousam têm os aviões inspecionados pelas autoridades brasileiras, que confirmam a falta de combustível bem como a ausência de armas, munições e outros recursos militares a bordo."
Ainda de acordo com Roberto Godoy, se esses aviões estiverem transportando armas, munições ou qualquer outro material bélico, os tripulantes serão obrigados a se desfazer da carga antes de efetuar o pouso.

Grande ciberataque atinge Ministério do Interior da Rússia

Grande ciberataque de escala global atingiu diversos países nesta sexta-feira (12).

O Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério do Interior da Rússia informou que um grande ciberataque atingiu os computadores do órgão que operam com o sistema Windows nesta sexta-feira (12). O Ministério detectou um ataque de vírus contra os computadores pessoais do departamento equipados com o sistema operacional Windows", disse a porta-voz da pasta, Irina Volk.
Ela observou que todas as máquinas que foram infectadas — um total de mil — já foram bloqueadas. Segundo a porta-voz, os computadores atingidos representam menos de 1% das máquinas do órgão.
O ataque cibernético mundial também chegou ao Brasil, tirando do ar os sites do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de São Paulo. 
O ciberataque desativou hospitais, universidades e companhias de comunicações de 74 países. De acordo com a empresa russa de cibersegurança Kaspersky, a Rússia foi o país mais atingido em número de máquinas afetadas.

Exército russo vai ser equipado com tanques superpotentes

Segundo as previsões, os primeiros tanques de nova geração T-14 Armata serão postos à disposição do exército russo após 2020.

Os primeiros tanques da nova geração T-14 Armata serão postos à disposição do primeiro regimento de tanques da Divisão Tamanskaya após 2020, anunciou o Comando Geral das Forças Terrestres da Rússia. 
"O primeiro regimento de tanques de combate da Divisão Tamanskaya será uma das primeiras unidades militares a ser equipada com os caças de nova geração T-14 Armata. Se prevê que isso aconteça não antes de 2020, após o que os tanques passarão os testes e serão adotados pelo exército", precisou o Comando.
O T-14 Armata é um tanque único de terceira geração. Ele foi desenvolvido com base em uma plataforma universal, comum a diversos modelos de tanques, veículos de combate de infantaria, veículos de engenharia, veículos blindados de transporte das tropas e outro equipamento.

Mídia: ferramenta roubada da NSA foi usada em ciberataque global desta sexta-feira

Uma ferramenta de hacking roubada da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) foi usada em um grande ataque cibernético contra organizações em todo o mundo, segundo relatos da mídia nesta sexta-feira.

De acordo com o Financial Times, que citou analistas de segurança cibernética, os hackers usaram uma ferramenta conhecida como Eternal Blue, desenvolvida pela NSA, bem como ransomware conhecido como WannaCry.
A ferramenta Eternal Blue permite que o malware, que criptografa dados em computadores, se espalhe através de protocolos de compartilhamento de arquivos configurados entre organizações, de acordo com a fonte de notícias.
A mídia informou no início do dia que o ataque afetou organizações em dezenas de países, incluindo pelo menos 16 instituições do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o principal provedor de serviços de telecomunicações da Espanha, a empresa Telefonica e o jornal chinês The People's Daily.
De acordo com o SonicWall Annual Threat Report, em 2016 o número de ataques de ransomware aumentou em mais de 100 vezes.

Brasil surpreende Suécia com contraoferta à Saab sobre venda de aeronaves

O grande acordo da Suécia com o Brasil para a entrega de aviões Saab está avançando, apesar da crise econômica. No entanto, o Brasil surpreendeu a Suécia com uma contraoferta intrigante.

Os problemas econômicos do Brasil punham em questão o grande acordo do país com a Saab estimado em R$ 14,5 bilhões e que, segundo relatos, representa um dos maiores acordos de exportações da Suécia durante os últimos anos. O acordo também prevê uma cooperação industrial intensiva, especialmente entre a Saab e a corporação aeroespacial brasileira Embraer.
Durante uma visita à sede da Saab na cidade sueca de Linkoping, o brigadeiro-general Márcio Bruno Bonotto, chefe do departamento de compras da Força Aérea Brasileira, disse que o projeto em questão tem alta prioridade e vai continuar sendo realizado por causa de forte apoio político.
Apesar do fato de enfrentarmos uma crise financeira, o acordo de Gripen é prioritário. Nós também temos o apoio financeiro para garantir as entregas de Gripen a tempo e de acordo com o planejado", disse Márcio Bruno Bonotto citado pelo jornal sueco Svenska Dagbladet.
Além de reforçar e melhorar a Força Aérea do país, os políticos brasileiros também esperam receber no âmbito do acordo conhecimentos técnicos da Saab. Em longo prazo, o Brasil quer aumentar significativamente a quantidade de caças encomendados Gripen. Anteriormente foi indicado que, segundo estimativas dos militares, o Brasil precisa por volta de 100 unidades.
Entretanto, os caças encomendados não vão ser produzidos na fábrica da Saab em Linkoping. A decisão final sobre o número total de aviões será feita quando os primeiros 36 caças forem fornecidos ao Brasil.
Márcio Bruno Bonotto também expressou o descontentamento com a anterior política de aquisição do seu país, que levou à necessidade de comprar armas estrangeiras sem acordos recíprocos. Para compensar este fato, ele propôs que a Suécia adquirisse a nova aeronave de transporte KC-390 Embraer para substituir os envelhecidos C-130 Hercules.

"Não queremos estar numa posição em que os nossos parceiros nunca compram nossos produtos e queremos fazer uma oferta. A aeronave KC-390 é muito impressionante e seria ótimo se Suécia a comprasse", disse Márcio Bruno Bonotto.
Agora a Suécia está realizando uma modernização da sua frota de aeronaves Hercules, o que vai prolongar seu prazo de serviço até 2030.
O Embraer KC-390 é um avião de transporte militar de tamanho médio, capaz de realizar reabastecimento aéreo e transportar até 29 toneladas de carga e tropas, incluindo veículos blindados de combate.
O Saab JAS 39 Gripen é um caça multifuncional monomotor, da mesma classe que o Airbus Eurofighter Typhoon e que os russos MiG-29 e Su-35.
Enquanto isso, funcionários da Saab são otimistas sobre suas vendas em ambiente de crescentes tensões internacionais e ameaças terroristas, informou o Svenska Dagbladet. De acordo com o CEO da Saab, Hakan Buskhe, as vendas de equipamentos de defesa podem aumentar em 20 a 30 por cento apenas na Europa. Ele também identificou os EUA e a OTAN como os maiores mercados para exportações de produtos de defesa.
Agora Saab está realizando vários projetos importantes, como o desenvolvimento de novos submarinos para a Suécia, novos aviões de combate da família Gripen e, em conjunto com a Boeing, realizará um projeto para a Força Aérea dos EUA.