SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 27 de abril de 2017

PF prende brasileiros envolvidos em assalto cinematográfico no Paraguai

Em uma operação conjunta entre várias forças de segurança do Brasil e do Paraguai dez brasileiros foram presos nesta terça-feira (25) envolvidos no assalto milionário a uma transportadora de valores na Ciudad del Este, no Paraguai.O assalto a empresa Prosegur, aconteceu a 4km da fronteira do Paraguai com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na madrugada de segunda-feira (24). A quadrilha conseguiu roubar cerca de US$ 40 milhões, o equivalente a R$ 120 milhões. Na ação cinematográfica, que resultou no maior assalto da história do Paraguai, os bandidos realizaram explosões, incendiaram quinze veículos pela cidade e usaram três rotas de fuga.

De acordo com a Polícia Federal, além dos presos, três suspeitos foram mortos durante confronto com as forças de segurança na segunda-feira (24).  Um policial paraguaio também morreu na troca de tiros. Quatro civis paraguaios ficaram feridos. 
Na ação, os agentes ainda apreenderam  2 barcos, sete veículos, sete quilos de explosivos, munições e armamento pesado, além de seis fuzis, sendo um deles calibre ponto 50, capaz de derrubar pequenas aeronaves e ultrapassar carros blindados.Os criminosos foram localizados a partir de informações do setor de inteligência, após 10 horas de buscas. Parte do material apreendido estava escondido em uma mansão que servia como base da quadrilha na Ciudad del Este.De acordo com o delegado da Polícia Civil, em Foz do Iguaçu, Geraldo Evangelista, a ação pode ter sido coordenada por integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), a maior facção criminosa do Brasil.
O modus operandi foi um pouco repetido, já aconteceu no Brasil. Uma quadrilha capitaneada, infelizmente, por brasileiros. Muito provavelmente isso não foi um serviço de amadores. É um roubo que precisa de um planejamento grande", afirmou o delegado.
O ministro do interior do Paraguai, Lorenzo Lezcano destacou o poder bélico usado pelos brasileiros na ação, contra policiais paraguaios que entraram no confronto usando apenas pistolas, pois a delegacia onde estava o armamento mais pesado tinha sido tomada pelos criminosos. "Sempre estiveram fazendo disparos dispersivos contra o pessoal, com fuzis de alto poder de fogo. Com isso, a polícia praticamente teve que recuar."
As forças de segurança do Brasil e do Paraguai seguem com as investigações para tentar localizar e prender a outra parte da quadrilha que conseguiu fugir para o Brasil após o assalto.

Rússia equipa sua Guarda Nacional com novas armas termobáricas

A Guarda Nacional russa prevê adquirir lança-foguetes individuais com munições termobáricas, classificados como lança-chamas na Rússia.

O portal russo de contratos públicos indica a compra de 200 lança-chamas POR-A Shmel, a serem fornecidos a uma unidade militar situada perto de Moscou. O POR-A Shmel é a arma utilizada nas zonas urbanas, em terreno aberto ou em áreas montanhosas. Estas armas são capazes de destruir pequenas fortificações e veículos blindados ligeiros. Elas são produzidas pela empresa KBP na cidade industrial russa de Tula. 
A Guarda Nacional russa foi formada em 2016 para executar missões contra o terrorismo e contra o crime organizado. 
As tropas da Guarda Nacional protegem as áreas sensíveis do país, interagindo com o FSB (Serviço Federal da Segurança) na questão da proteção das fronteiras, lutando contra o tráfico de armas e outras missões importantes. 

Estado-Maior do Exército russo visita Brasil em junho, diz Raul Jungmann

O ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, disse nesta quarta-feira que o Estado-Maior do Exército russo aceitou o convite de visitar o Brasil em junho.

No mesmo mês, a Rússia receberá o presidente brasileiro Michel Temer. O convite foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em março deste ano.
De acordo com Jungmann, que está em Moscou para a VI Conferência Internacional de Segurança, foi possível atingir certos acordos com o governo russo, sendo o primeiro deles o convite feito ao ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, para visitar o Brasil.Durante esta visita ao Brasil, os Estados-Maiores dos dois países levarão a cabo uma segunda rodada de negociações no âmbito militar. Há a perspectiva de um intercâmbio de militares entre os Exércitos dos dois países, cujos detalhes não foram mencionados por Jungmann.
Já o ministro russo se mostrou satisfeito com as conversações desta terça-feira em Moscou.
“Uma confirmação disso é a nossa intensa pauta de negociações. O evento central dela será a visita do presidente [Temer] a Moscou em junho deste ano”, afirmou Shoigu.A autoridade russa ainda destacou a cooperação entre russos e brasileiros em várias esferas internacionais.O que nos une são as abordagens semelhantes sobre um leque de assuntos internacionais. Estamos trabalhando com sucesso em vários formatos multilaterais que são a ONU, o G20 e o BRICS”.A conferência sobre segurança internacional em Moscou foi organizada pelo Ministério da Defesa da Rússia. A Síria foi o assunto principal da sessão.