quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Força Aérea dos EUA lança aeronave ao espaço em missão desconhecida


A Força Aérea dos Estados Unidos lançou nesta terça-feira (11/12/2012) da base aérea de Cabo Canaveral, Flórida, um avião orbital não tripulado chamado X-37B em uma missão secreta, cujos detalhes não foram revelados.

O veículo X-37B possui 8.8 m de comprimento e 4.5 m de largura, e se parece com uma miniatura do ônibus espacial. O X-37B foi construído pela Boeing Government Space Systems.

De acordo com a Força Aérea, a proposta é demonstrar a confiabilidade, o reuso e testar a plataforma de voo não tripulado da Força Aérea americana. O veículo partiu a bordo de um foguete Atlas V como estava previsto, segundo indicaram à Agência Efe fontes da Força Aérea.
O tenente-coronel Richard McKinney, subsecretário da Força Aérea para assuntos espaciais, não especificou quanto tempo a aeronave passará no espaço desta vez nem o tipo de testes que realizará.


A Força Aérea americana tem sido reservada ao fornecer detalhes da missão e classificou a carga contida na missão como sigilosa. Especialistas sugerem que o veículo possa ser usado para ciência dos materiais, vigilância espacial, imageamento e reconhecimento.

A falta de informações sobre essa missão levou a imprensa americana a especular que poderia se tratar de uma aeronave espiã para localizar satélites inimigos ou simplesmente um sinal de força em direção ao Governo chinês, que prevê construir seu próprio veículo espacial.

Fonte: Space.com SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: