SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Argentina reivindica a Grã-Bretanha quer aproveitar os recursos naturais "de qualquer jeito, de qualquer maneira",



Desafiadora: Argentina a presidente Cristina Fernandez de Kirchner afirmou a Grã-Bretanha estava preparado para aproveitar os recursos naturais de outros países
Desafiadora: Argentina a presidente Cristina Fernandez de Kirchner assumiu a Grã-Bretanha estava preparada para aproveitar os recursos naturais de outros países

Argentina a presidente Cristina Fernandez de Kirchner afirmou hoje a Grã-Bretanha estava preparado para aproveitar os recursos de outros países pela força em um ataque surpreendente.
O político franco fez a afirmação, apesar revelando que ela iria renovar relações diplomáticas plenas com o Reino Unido através da nomeação de um novo embaixador.
Falando em uma cúpula do bloco comercial em Montevidéu, a Sra. Kirchner disse que a Grã-Bretanha estava pronta para aproveitar os recursos "de qualquer jeito, de qualquer forma '.
Que veio depois de uma decisão do bloco do Mercosul poderosa, que inclui Argentina, Brasil e Uruguai, para banir os navios que arvoram a bandeira das Malvinas de seus portos.
Sra. Kirchner, falando no final de ano drinks com um grupo de jornalistas em sua residência oficial em Buenos Aires, disse: "Vamos ter um embaixador no Reino Unido muito em breve, porque 30 anos é muito tempo."
Uma fonte próxima ao presidente acrescentou: "Cristina reitera reclamação argentina à soberania das Malvinas, mas quer marcar o 30 º aniversário do conflito, dizendo que é hora de virar uma nova página nos dois países 'relacionamento.
"Tudo o que ela quer fazer é sentar e conversar com a administração David Cameron."
O cargo de embaixador argentino na Grã-Bretanha está vago há mais de dois anos, desde que anterior compete Frederico Mirre se aposentou no final de 2008.
Sra. Kirchner decidiu contra o envio de um substituto em protesto contra o apoio do governo britânico para o início da exploração de petróleo em torno do novo disputada Falkland Islands.
Um novo embaixador não era esperado para ser nomeado até o final de 2012.
Tensões: Sra. Kirchner nomeou o primeiro embaixador a Londres desde 2008, mas reiterou reivindicação de seu país para as Ilhas Falkland (foto)
Tensões: Sra. Kirchner nomeou o primeiro embaixador a Londres desde 2008, mas reiterou reivindicação de seu país para as Ilhas Falkland (foto)
Mercosul e bloco das Malvinas
Mas a Sra. Kirchner disse que hoje ela teria o nome de um substituto à frente do 30 º aniversário da Guerra das Malvinas em abril.
Funcionários do Foreign Office disse que eles eram «muito preocupado» com a proibição do Mercosul e diplomatas britânicos na América do Sul exigiu reuniões urgentes com seus países de acolhimento.
Presidente uruguaio, José Mujica também procurou aliviar a tensão com o Reino Unido, insistindo que não tinha nada contra a nossa nação e admitir que ele tinha apoiado chamada da Argentina para a proibição de Falklands navios embandeirados por razões econômicas.
Escrevendo em um site oficial presidencial, ele disse que sua principal preocupação foi o turismo de seu país e da construção civil eo comércio bilateral entre o Uruguai ea Argentina.
Ele acrescentou: "Sempre que as relações com a Argentina deteriorar-se, nossa economia e do emprego sofre."
Diplomacia: Uruguay presidente José Mujia ea Sra. Kirchner na cúpula do Mercosul em Montevidéu.  Ele alega que a decisão de proibir o transporte das Malvinas foi marcada puramente económica
Diplomacia: Uruguay presidente José Mujia ea Sra. Kirchner na cúpula do Mercosul em Montevidéu. Ele alega que a decisão de proibir o transporte das Malvinas foi marcada puramente económica
Novo chefe: Argentina vai nomear um novo embaixador a Londres para a primeira desde 2008
Novo chefe: Argentina vai nomear um novo embaixador a Londres para a primeira desde 2008
Ele também surgiram hoje que a proibição do Mercosul pode ser inexequível.
O bloco de quatro membros de pleno direito se comprometeram a adotar "todas as medidas que é possível impor para impedir a entrada de barcos com pavilhão ilegal da Malvinas," a palavra espanhola para as Ilhas Falkland.
Funcionários do Foreign Office disse privadamente que eles pensam a proibição teria poucos efeitos práticos.
Hoje uruguaio El Pais disse diária Marinha chefes tinham entregue um relatório com funcionários do governo deixando claro não impediu o direito marítimo de navios com bandeira de funcionamento das Malvinas em seus portos.
A decisão do Mercosul deverá ser posta à prova pela primeira vez amanhã, quando o governo uruguaio recebe seu primeiro pedido de um navio de bandeira das Malvinas para atracar na capital Montevidéu.
Ontem, ex-chefe da Marinha britânica Lord West sugeriu o envio de um submarino nuclear para as Malvinas para agir como um elemento de dissuasão para qualquer ação militar por parte da Argentina.
Falando ao Evening Standard, ele disse: 'Eles são, basicamente, se tornando mais e mais agressivo. Acho que se preocupar.
"Longe de tentar resolver de uma forma adulta e ter relações cada vez melhor com os ilhéus Falkland, eles estão aumentando as apostas e tornar-se confronto."
Invasion: O argentino cruzador General Belgrano afunda após ser atingido por um torpedo como sua tripulação leva para botes salva-vidas no Oceano Atlântico Sul durante a Guerra das Malvinas em 1982
Invasion: O argentino cruzador General Belgrano afunda após ser atingido por um torpedo como sua tripulação leva para botes salva-vidas no Oceano Atlântico Sul durante a Guerra das Malvinas em 1982
Tensões já eram elevados na região depois que a Argentina intensificou sua campanha de intimidação contra os barcos de pesca que operam com licenças do Reino Unido.
Na mais recente violação do direito internacional no início deste mês, os navios espanhóis com destino as ilhas foram interceptados pelas tropas e embarcou.
Na semana passada o Uruguai disse que ia proibir os navios que arvoram Ilhas Falkland bandeira dos seus portos, o que levou o Foreign Office para chamar o embaixador do Uruguai em Londres para explicar o movimento.
O governo de Buenos Aires tem intensificado sua política oficial de bloqueio do território britânico, ordenando a sua marinha a bordo de navios que, alega, está pescando lá ilegalmente.
Argentina conseguiu garantir uma resolução de 32 países latino-americanos em uma conferência de endossar sua afirmação para as ilhas, que foram cedidos à Grã-Bretanha em 1833.
A linha começou a crescer em janeiro do ano passado, quando chegou plataformas de exploração de petróleo ao largo das ilhas.
Rockhopper Exploration, que realizou perfurações em águas ao redor das ilhas, disse em setembro que tinha feito encontra significativo e pode começar a bombear até 2016.
A base aérea Mount Pleasant é um ponto estratégico importante para 38 milhas longe de Stanley
Força: A base aérea Mount Pleasant é um ponto estratégico importante para 38 milhas longe de Stanley
Stanley Catedral na capital das Malvinas será protegida por forças britânicas se um ataque vem
Território: Stanley Catedral na capital das Malvinas será protegida por forças britânicas se um ataque vem
Resolute: Margaret Thatcher enviou uma força-tarefa de 100 navios para recuperar o controle das Ilhas Malvinas após a junta argentina invadiu
Resolute: Margaret Thatcher enviou uma força-tarefa de 100 navios para recuperar o controle das Ilhas Malvinas após a junta argentina invadiu
Grã-Bretanha tem cerca de 1.200 pessoal de serviço nas ilhas, e há três navios de guerra da Royal Navy na área junto com quatro caças Typhoon da RAF.
Em 1982, junta Argentina invadiu as ilhas. Então primeiro-ministro Margaret Thatcher enviou uma força-tarefa, incluindo porta-aviões equipado com jatos Harrier salto e uma força de invasão para retomar o território.
Uma guerra de 74 dias custou a vida de 649 argentinos e 255 britânicos como Falklands foram defendeu com sucesso.
Preocupações têm sido levantadas, no entanto, que a defesa cortes este ano pode deixar o território vulnerável a outro ataque da Argentina.
Ex-chefes militares, disse em setembro o orçamento cada vez menor deixou as ilhas "maduros para a colheita", se Buenos Aires invadiu com o apoio de seus aliados.
O Reino Unido Defesa Nacional Associação relatório instou os ministros a aumentar os gastos militares 2-3 por cento do PIB, e alertou a Grã-Bretanha luta para repelir forças argentinas se eles foram apoiados por China, por exemplo.
Ele disse: "Uma vez perdido, as ilhas seria muito difícil para retomar, principalmente, sem cobertura aérea ao longo de um força-tarefa.
"Nossa avaliação é que os níveis de força atuais são inadequados para prender fora até mesmo uma invasão de pequeno porte."


Flashpoint Falklands: Grã-Bretanha pós off planos de guerra em meio a pedidos para enviar um submarino nuclear depois que a Argentina une forças com o Brasil eo Uruguai para as ilhas bloqueio


Chefes militares estão tirando a poeira de seus planos para a defesa das Malvinas depois que os países da América do Sul proibiu os navios das ilhas de encaixe nos seus portos.
Fontes de medo implantação do príncipe William de seis meses para o Atlântico Sul como piloto de resgate ar-mar no próximo ano poderia provocar mais fanfarronices.
Ontem presidente da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner afirmou a Grã-Bretanha estava pronto para usar suas forças militares para roubar recursos naturais "em qualquer lugar, de qualquer forma '.
Cabeça a cabeça: Como as forças comparar
Cabeça a cabeça: Como as forças comparar
Ela disse: 'Eles estão actualmente a tomar as nossas reservas de petróleo e unidades populacionais de peixes das Malvinas, mas quando eles precisam de mais recursos naturais que eles virão e usar a força para roubá-los onde e como eles podem. "
Mercosul, o bloco comercial sul-americano, que também inclui Brasil, Uruguai e Paraguai concordaram em proibir barcos navegando sob a bandeira das Malvinas de encaixe nos seus portos - ainda que o Paraguai não tem sequer uma linha de costa.
A proibição afeta cerca de 25 navios - alguns dos quais são navios de pesca que trabalham para uma empresa espanhola.
Argentina ainda reivindica as ilhas - realizada pela Grã-Bretanha desde os anos 1830 - são deles, apesar de sua derrota na Guerra das Malvinas de 1982.
O ex-secretário de Defesa, Liam Fox pediu para ver os planos de guerra para a defesa das Malvinas em 2010 e examinou os planos de duas vezes eles foram adaptados. Novo secretário de Defesa, Philip Hammond, que assumiu em outubro, também foi informado.
A famosa imagem das tropas britânicas yomping para Port Stanley, nas Ilhas Malvinas, com a Union Jack voando em junho de 1982
A famosa imagem das tropas britânicas yomping para Port Stanley, nas Ilhas Malvinas, com a Union Jack voando em junho de 1982
Diplomatas privada rejeitou a proibição de Falklands navios embandeirados como um golpe político. Eles alegaram que teria poucos efeitos práticos.
Os navios em questão também têm o direito de arvorar a bandeira vermelha britânica.
"Eles podem simplesmente chegar fora destas portas, abaixe a bandeira das Malvinas e içar a bandeira vermelha e, em seguida, eles serão capazes de ir à porta," disse uma fonte.
Diplomatas britânicos na América do Sul exigiu ontem reuniões urgentes com seus países de acolhimento para avaliar "o que eles acham que sua ação significa".
Inteligência chefes disseram Sr. Hammond eo Conselho de Segurança Nacional que não há atualmente "nenhuma ameaça militar credível" para as ilhas da Marinha da Argentina ou da Força Aérea.
Mas um alto funcionário disse: "Se houver uma ameaça preparativos seriam feitos muito rapidamente.
"Estamos confiantes de que os argentinos não poderia pousar mesmo um barco de pesca nas ilhas.
"Mas é importante para mostrar que são sérios sobre as nossas obrigações."

Stanley Catedral na capital das Malvinas será protegida por forças britânicas se um ataque vem
Stanley Catedral na capital das Malvinas será protegida por forças britânicas se um ataque vem
A base aérea Mount Pleasant é um ponto estratégico importante para 38 milhas longe de Stanley
A base aérea Mount Pleasant é um ponto estratégico importante para 38 milhas longe de Stanley
Ministros foram informados de que a guarnição das Malvinas 1200-forte seria capaz de repelir uma invasão tempo suficiente para enviar reforços para Port Stanley.
Quatro Typhoon interceptores são acreditados para ser mais do que uma partida de jatos de envelhecimento da Argentina. Uma fonte sênior de defesa disse: "O segundo eles cruzam o seu litoral, nós matá-los a partir do céu. Seria um tiro de peru. "
Outro funcionário disse: "Nós temos uma força de combate decente defender as ilhas, que esteve ausente em 1982, e as Forças Armadas argentinas não foram devidamente recuperado da surra que recebeu pela última vez ao redor."
Mercosul e bloco das Malvinas
Mercosul e bloco das Malvinas
Subsistem preocupações que os cortes para a Royal Navy, o que significa o Reino Unido em breve estará sem um porta-aviões, não seria capaz de lançar um outro Força-Tarefa como essa enviada por Margaret Thatcher em 1982.
Fontes de Defesa dizem que um submarino nuclear também está estacionado no Atlântico Sul - e um ex-chefe da Marinha exigiu que "furar seu mastro up 'para deter a agressão.
Lord West, que comandou HMS Ardent durante a guerra em 1982, condenou a proibição de navios das Malvinas como "ultrajante". Ele disse: "Quando um (submarino) está lá, ele deve furar seu mastro para cima e fazer um ponto de deixar claro que ele está lá. Acho que o Ministério das Relações Exteriores deve ser mais difícil. Esta tem sido elevar a nota por algum tempo. Temos que deixar claro que a soberania não está sobre a mesa. As pessoas que vivem lá querem permanecer britânicos. "
Resolute: Margaret Thatcher enviou uma força-tarefa de 100 navios para recuperar o controle das Ilhas Malvinas após a junta argentina invadiu
Resolute: Margaret Thatcher enviou uma força-tarefa de 100 navios para recuperar o controle das Ilhas Malvinas após a junta argentina invadiu
Um porta-voz do Foreign Office disse: "Estamos muito preocupados por esta última tentativa argentina de isolar as pessoas Falkland Islands e danos a sua subsistência, para a qual não há justificação.
Não temos dúvidas sobre a nossa soberania sobre as ilhas Falkland e continuará a apoiar os habitantes da ilha "direito de determinar seu próprio futuro político.
"Nem nós nem o das Malvinas vai se curvar àqueles que procuram intimidar ou chantagear o Islands. ' Roger Spink, presidente da Câmara de Comércio Falklands, disse que a comunidade das Malvinas pequena sentia cada vez mais sob bloqueio.
"Se estivéssemos a Palestina, a União Europeia estaria em pé de guerra", disse ele.

Assim, poderíamos ganhar outra guerra?

ANÁLISE por Tim Shipman, editor de política Vice-

Nuvens de tempestade políticos estão se reunindo no Atlântico sul. Como o 30 º aniversário da Guerra das Malvinas abordagens, o príncipe William é começar a implantação de seis meses, um ato descrito pela Argentina como "provocativo".
A Buenos Aires regime não pode ser uma junta militar mais, mas não está acima de um. Pouco sabre-chocalhar para distrair a atenção de sua economia flatlining
Argentina ainda se sente o trauma de sua humilhação na guerra de 1982. 
Tensões: Uruguay presidente José Mujia e argentina contrapartida Cristina Fernandez de Kirchner na cúpula do Mercosul em Montevidéu.  O bloco anunciou navios com bandeiras Falkland Islands seria banido de seus portos
Tensões: Uruguay presidente José Mujia e argentina contrapartida Cristina Fernandez de Kirchner na cúpula do Mercosul em Montevidéu. O bloco anunciou navios com bandeiras Falkland Islands seria banido de seus portos
E as chamas do ressentimento são atiçados por um outro ingrediente - a descoberta do que poderia ser em petróleo e gás ao largo das ilhas. A rampa até a pressão política, o governo argentino fechou um acordo para impedir que os navios que arvorem pavilhão de Falklands docking em estados vizinhos.
Esta provocação tem levantado temores de que Buenos Aires pode fazer outra tentativa desesperada para as ilhas que eles chamam de Las Malvinas.
Quando visitei a Argentina na primavera, o problema foi na boca de todos. Em Buenos Aires, há um protesto permanente tripulada por veteranos de guerra, lembrando os políticos a não abandonar a causa de libertar as ilhas para o qual 649 dos seus camaradas morreram.
E há preocupações de que a Grã-Bretanha luta para retomar as Malvinas se a Argentina foram de apreendê-las. Grã-Bretanha tem apenas um porta-aviões para a esquerda e está prestes a perder o que, deixando a Marinha Real à mercê da boa vontade dos franceses.
Royal Marines em San Carlos elevar o Jack da União durante a Guerra das Malvinas
Royal Marines em San Carlos elevar o Jack da União durante a Guerra das Malvinas
John Geddes (com Union Jack) e companheiro Paras após a sua vitória duramente conquistada nas Malvinas
John Geddes (com Union Jack) e companheiro Paras após a sua vitória duramente conquistada nas Malvinas
Mas existem duas grandes diferenças entre agora e 1982. Em primeiro lugar a mensagem que o governo britânico está enviando ao governo Kirchner é muito diferente do que a junta geral de Galtieri.
Por um par de anos antes da invasão de 1982, o Foreign Office exibida uma falta de interesse blithe no Atlântico sul. O Ministério da Defesa anunciou que o Atlântico Sul navio de patrulha HMS Endurance seria withdrawn.This ministros de tempo estão deixando claro que irá retaliar contra qualquer ameaça.
O ex-secretário de Defesa, Liam Fox foi ousado e público em sua determinação de defender as ilhas. Dr Fox estava suficientemente preocupado que ele repetidamente pediu para ver os planos de guerra, certificando-se que eles eram constantemente atualizado.
Impedimento?  Submarino nuclear HMS Trafalgar participando de um exercício.  Lord West disse que o envio de uma para a Ilha Falkland diria Argentina Grã-Bretanha foi a sério a sua defesa
Impedimento? Submarino nuclear HMS Trafalgar participando de um exercício. Lord West disse que o envio de uma para a Ilha Falkland diria Argentina Grã-Bretanha foi a sério a sua defesa
Preparado: O Typhoon primeiro a ser enviado às Malvinas desembarcou em Mount Pleasant RAF em 2009 depois de ser entregue a partir do Reino Unido
Preparado: O Typhoon primeiro a ser enviado às Malvinas desembarcou em Mount Pleasant RAF em 2009 depois de ser entregue a partir do Reino Unido
No papel Argentina parece ter uma força militar formidável, com um exército permanente de mais de 73 mil soldados, bem como mais de 200 tanques, 11 navios de guerra de superfície grande, três submarinos e cerca de 100 aviões de guerra. Este anões os 1.200 soldados e quatro jatos Typhoon Grã-Bretanha tem nas ilhas.
Mas olhar um pouco mais e ministros estão confiantes de que podem repelir uma invasão. Não havia nada que o poder de fogo como nas ilhas, em 1982.
Fontes dizem que Argentina não tem a capacidade de mobilizar uma força de invasão significativa. A maioria de seus Mirage francês, Super Etendard, Skyhawk e aviões Pucará são obsoletos, alguns que datam da década de 1950.
Insiders dizer Typhoons britânicos, estado da arte interceptores, seria capaz de derrubar a Força Aérea Argentina quase à vontade. Fontes militares dizem que os aviões e os submarinos nucleares no Atlântico Sul seria capaz de repelir uma invasão por tempo suficiente para reforçar as ilhas através do campo de aviação da RAF em Port Stanley.
Reforços seriam enviados por via aérea através da base militar na Ilha de Ascensão nas águas equatoriais do Atlântico Sul.


Premiê acusa militares e intensifica tensão no Paquistão


O primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gilani, fez nesta quinta-feira um ataque sem precedentes contra o poderoso Exército do país.
Sem fazer uma acusação direta contra os militares, ele afirmou que há uma conspiração para derrubar o governo civil do país.
Durante um discurso em Islamabad, Gilani disse que Forças Armadas têm de prestar contas ao Parlamento e não podem agir como se fossem um Estado dentro do Estado.
Seu governo está sob pressão após o vazamento de um memorando que estaria pedindo ajuda aos Estados Unidos para barrar um possível golpe.
''Conspiração''
O comunicado acabou provocando a renúncia do embaixador do Paquistão nos EUA e deixou Gilani na berlinda.
"Quero deixar claro que há conspirações sendo incubadas aqui para derrubar o governo eleito", disse o premiê em pronunciamento.
"Mas vamos continuar a lutar pelos direitos do povo paquistanês, se continuarmos ou não no governo."
O correspondente da BBC em Islamabad, M Ilyas Khan, disse que sempre houve a impressão no país de que os militares e seus serviços de inteligência são realmente um Estado dentro do Estado.
No entanto, os últimos governos mantinham a aparência de que as Forças Armadas eram uma instituição subordinada ao poder executivo.
Foi por isso que, segundo o correspondente, o discurso desafiador de Gilani gerou tanto debate.
O presidente Asif Ali Zardari voltou recentemente ao país, após um tratamento médico em Dubai. Ele nega ter participação do memorando aos Estados Unidos.
O fato de estar doente, aliado ao escândalo, tem criado especulações sobre se ele será forçado a deixar o cargo.
Bin Laden
A tensão entre o governo civil, no poder desde 2008, e os militares se intensificou depois que forças americanas mataram Osama Bin Laden, em maio.
O Exército não foi previamente avisado da operação que capturou Bin Laden, que vivia em uma mansão próxima a uma base militar.
Gilani trouxe o caso à tona, questionando como Bin Laden teria vivido no país por seis anos, aparentemente sem ser descoberto.
O Exército já controlou o país durante muitos anos e levou a cabo quatro golpes de Estado.
Alguns analistas especulam que o escândalo - que está sendo chamado de "memogate" - é uma conspiração do Exército para constranger o governo.