SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Nave espacial irá se aproximar do Sol

SÃO PAULO – A NASA começou a desenvolver uma missão que irá estudar o Sol mais de perto do que nunca.






O projeto, chamado de Solar Probe Plus, deve ser lançado no mais tardar em 2018 e colocará uma nave em plena atmosfera solar.




A apenas 6.437.376 km da superfície do astro, uma região jamais visitada por qualquer sonda, o equipamento da Agência Espacial Americana terá que suportar temperaturas de mais de 1300º C e fortes radiações.





A nave, do tamanho de um carro, carregará cinco experimentos que têm a função específica de esclarecer dois mistérios-chave da física solar: por que a atmosfera exterior é tão mais quente do que a superfície visível do Sol; e o que impulsiona o vento solar que afeta a Terra e o nosso sistema planetário?





Em 2009 a NASA convidou pesquisadores a enviarem propostas científicas para integrarem a missão. Treze foram analisadas e as cinco escolhidas receberão US$180 milhões somente para análises preliminares, criação do design, desenvolvimento e testes.





O objetivo principal é entender, caracterizar e prever a radiação do Sol – o que seria muito útil para futuras missões espaciais tripuladas.