quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DCNS apresenta o XWIND® 4000, projeto de navio conceito inovador

O excepcionalmente projetado navio conceito XWIND® 4000 apresentado pela DCNS na Euronaval deste ano traz todas as últimas inovações desenvolvidas por equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo. Essas inovações estarão disponíveis em navios de superfície da DCNS no curto e médio prazo futuro.
O navio totalmente digital
“O XWIND® 4000 foi projetado em torno do conceito de um navio ‘totalmente digital’”, explica o gerente de Marketing Philippe Sathoud. “Matrizes de tela plana para o sistema de combate e outros sensores são instalados em torno da superestrutura. Isto proporciona uma cobertura hemisférica sem precedentes e permite que todos os sensores operem ao mesmo tempo, sem gerar interferências entre os transmissores e receptores. Com essa configuração, os sistemas a bordo podem responder dinamicamente às ameaças, como o terrorismo, pirataria ou detectar ataques de saturação.”
Para melhorar as capacidades de detecção, identificação e engajamento da plataforma, UAVs (VANTs – Veículos Aéreos Não-Tripulados) de vigilância ou UAVs Armados são parte do projeto do sistema de combate. Estes sistemas offboard podem empregar uma ampla gama de optrônicos, radar ou cargas de guerra eletrônica, bem como foguetes ou mísseis. A DCNS é uma pioneira neste campo e o único projetista de navio de guerra que já oferece esta solução. Os UAVs permanecem sob ordens do comandante em todos os momentos e são controlados a partir do centro de operações.
O design do XWIND® 4000 totalmente digital inovador é também evidente nas interfaces dos sistemas homem-máquina intuitivas para dois centros nervosos do navio, telas sensíveis ao toque, comandos de voz e tecnologia Kinect™ na centro de operações, e visão de 360°, a tecnologia de realidade aumentada e interfaces de usuário semelhante aos smartphones no passadiço. Todos os sistemas digitais executados em uma arquitetura de data center seguro hospedando o sistema de combate e aplicações de gerenciamento de plataforma em um ambiente virtual que aloca recursos à medida que requisitos operacionais evoluem.
Maior eficiência energética
O conceito XWIND® também inclui um sistema de propulsão híbrido que é inovador de duas maneiras. Em primeiro lugar, o sistema de propulsão compacto (motores diesel, motor-gerador elétrico e engrenagens de redução) é abrigado em uma única “caixa” montado e testado na fábrica. Em segundo lugar, as baterias armazenam o excesso de energia produzida por alternadores do navio operando com a máxima eficiência e pode alimentar o motor elétrico para oferecer um modo completamente silencioso de propulsão, quando o navio está viajando a velocidades baixas. A economia de combustível é da ordem de 10%, e os custos de manutenção são 40% mais baixos, uma vez que existe menos desgaste dos motores diesel. Ao mesmo tempo, o sistema oferece discrição adicional e um menor impacto ambiental.
Projeto original 
O conceito de design XWIND® destaca a velocidade, agressividade e robustez do navio, três características principais de navios DCNS. O mastro reverso elegante e as superfícies laterais triangulares que ligam o casco central e os cascos laterais somam à impressão de velocidade. As superestruturas delgadas a ré e a fina e alta “barbatana de tubarão” também dão ao XWIND® suas linhas limpas, otimizando a localização dos sensores do sistema de combate.
A proa do navio, em especial a forma como os painéis de vidro se sobrepõem às superestruturas, cria uma aparência ameaçadora e, acima de tudo acomoda defesas contra ameaças assimétricas. Por fim, a impressão de robustez é reforçada pela estabilidade da forma do casco e as formas chanfradas na popa. A pintura cinza escura de carvão vegetal destaca as linhas apertadas e acentua ainda mais a impressão de velocidade e agressividade. ” A identidade visual única do XWIND® 4000 traz uma série de inovações, incluindo a integração dos UAVs, com uma ampla cabine de pilotagem permitindo que aeronaves não tripuladas e helicópteros possam ser operados simultaneamente. O design do navio é impulsionado pelos recursos inovadores que oferece”, diz o projetista da DCNS Laurent Elie. “Este navio conceito apresenta as melhores inovações desenvolvidas pela DCNS para sistemas navais de superfície.”
DIVULGAÇÃO: DCNS
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: