sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Suíça finaliza perfuração do túnel mais longo do mundo

SEDRUN - Engenheiros suíços explodiram hoje o último pedaço de uma rocha para construir o túnel mais longo do mundo. O túnel Gotthard terá 57 quilômetros e já é considerado um marco importante na criação de redes ferroviárias de alta velocidade, ligando todos os pontos da Europa.




Uma perfuradora gigante rompeu a parede restante para a abertura desse túnel, localizado a 2.500 metros abaixo da terra. Mineiros, convidados e jornalistas dentro do túnel vibraram quando a Suíça tomou do Japão o título de país a possuir o túnel mais longo do mundo. Com a obra, milhões de toneladas de mercadorias atualmente transportadas pelos Alpes em caminhões pesados poderão ser levadas pelos trilhos.

Moscou e Caracas acertam construção de usina nuclear na Venezuela

MOSCOU - Rússia e Venezuela assinaram nesta sexta-feira, 15, um acordo intergovernamental sobre cooperação nuclear e a construção e exploração de uma usina atômica em território venezuelano, segundo informaram as agências russas.




O acordo foi assinado na presença dos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e venezuelano, Hugo Chávez, que se reuniram nesta sexta a portas fechadas no Kremlin.



Chávez já havia antecipado em Caracas, antes de viajar à Rússia, que engenheiros russos construiriam na Venezuela uma usina nuclear. Na quinta, o venezuelano assegurou que seu país não tem planos de fabricar uma bomba atômica, aproveitando a transferência de tecnologia nuclear da Rússia.



Chávez defende a promoção da energia nuclear para a geração de eletricidade, como alternativa a outras fontes de energia mais poluentes, segundo o exemplo de países como Brasil e Argentina.

Compra de caças é adiada

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que a aquisição de aeronaves e a decisão sobre medidas para reequipamento das Forças Armadas “vão ficar para quem assumir a Presidência da República” em 2011. Segundo ele, até o fim do ano, só serão anunciadas decisões sobre medidas “que já tenham sido negociadas e aprovadas”. “Não seria lógico decidir sobre coisas que só poderiam ser cumpridas pelo próximo presidente da República”, argumentou o ministro.




Jobim negou que “todo o governo” esteja envolvido com o processo eleitoral. “É falso pensar assim porque eu, por exemplo, não estou fazendo nenhuma campanha”, afirmou o ministro. Durante a abertura da 2ª Oficina de Trabalho Diagnóstico da Base Industrial da Defesa, o ministro lembrou que está tramitando no Congresso Nacional projeto de lei que muda o tratamento tributário e licitatório para produtos de defesa, uma vez que “são compras especiais e que por isso devem estimular o mercado interno e a produção nacional”.



COMPRAS NA CHINA Segundo ele, os uniformes do Exército são adquiridos na China porque lá é possível conseguir preços mais baixos, o que a legislação atual exige. Jobim defende mudanças na lei para que a produção brasileira possa ter o mesmo custo e ser aproveitada. O ministro afirmou ainda que a indenização e a concessão de auxílio-educação a dependentes dos 18 soldados brasileiros que morreram durante a missão de paz no Haiti só deve ocorrer depois que o Congresso Nacional aprovar projeto de lei que cria crédito especial para essa finalidade. “Antes disso não há como fazer. A administração pública está sob a égide da lei e não pode agir pelo voluntarismo dos ministros ou do presidente da República”, afirmou.


Fonte: Estado de Minas