quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desenvolveu o primeiro quadrirrotor

Gyrofly Innovations é uma empresa de base tecnológica no campo aeronáutico, focada no desenvolvimento de produtos classificados como mini-VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado), programas, sistemas aéres embarcados e prestação de serviços para diversos setores do mercado, que fazem uso da captação, manuseio e interpretação de imagens e informações registradas em vôo.




Sua linha de produtos atende as mais diferentes necessidades de controle e vigilância para fins civis, desde plataformas, sistemas de transmissão e recepção, assim como compartimentos embarcados que incluem câmeras de vídeos, sensores e sistemas de navegação via GPS.



Constituída por profissionais especializados, a Gyrofly Innovations oferece também uma ampla rede de atendimento direto aos usuários, a fim de facilitar a absorção dessa nova tecnologia no campo da ciência, vigilância, publicidade e segurança patrimonial e humana.



Produto



O Gyro 500, em fase de desenvolvimento, será a primeira geração de VANT, que utilizará as mais avançadas tecnologias em propulsão elétrica, sistema inercial, GPS e um sistema de pouso e decolagem vertical, no mercado brasileiro



No formato de um disco, constituída de uma estrutura em fibra de carbono, quatro motores elétricos de alta performance com jogos de hélices, em fibra de carbono, atuarão como forças de propulsão e controle da plataforma. No centro, em um compartimento móvel, será disponibilizado na face inferior espaço para a acoplagem de equipamentos para cada tipo de configuração de vôo.



Pesando menos de 1,5 kg, com baterias, este veículo será operado em linha de visada de até 500m utilizando um transmissor de 7 canais, proporcionando ao usuário capacidade de controle e manobra, de forma segura e confiável.



Qualidades



.: Um sistema de pouso e decolagem vertical (VTOL - Vertical Take Off and Landing

.: Um sistema de controle personalizado proverá capacidade de estabilidade e dinâmica de vôo, podendo ser operado por pessoas não experientes, pois terá um sistema único AAHRS (Attitude, Altitude and Heading Reference System)

.: Um sistema de GPS opcional, que fornecerá a característica de "position hold" e "autonomous waypoint navigation"

.: Nosso sistema de downlink fornecerá todos os dados importantes para a estação em solo (estado da bateria, altitude, atitude, posição, tempo de vôo

.: Sistema automático de pouso, em caso de bateria baixa e falta de sinal de rádio

.: Estrutura aerodinâmica para a otimização do seu desempenho

.: Rotores embutidos, que proporcionarão segurança física ao produto e ao público.